Topo

Temos bons motivos para comemorar o fim dos números de likes no Instagram?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gustavo Frank

Da Universa

01/05/2019 11h26

Na última terça-feira (30), durante a conferência F8, organizada pelo Facebook, algumas novidades sobre o Instagram foram anunciadas. Entre elas, uma chamou a atenção de muita gente: foi confirmado que a rede social deixará de exibir o número de curtidas das publicações na página inicial, tanto para o dono da conta como para seus seguidores.

A notícia, que poderia vir como uma bomba para a geração millennial que se apropriou da rede social, na verdade veio como um conforto. Pelo menos para muita gente, que deixou claro ter bons motivos para comemorar essa mudança -- que ainda está em faixa de testes no Canadá e cogita-se ser uma opção facultativa.

Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, a intenção é causar menos competitividade pela popularidade, que faz muita gente apagar algumas fotos por não ter alcançado o engajamento desejado: "Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles têm".

Muitos de nós sabemos como o Insta pode ser um lugar tóxico algumas vezes. Abrir o app, ver foto de um monte de gente feliz, com o corpo "perfeito" e distribuindo autoestima para ganhar "biscoito" virou rotina. Mas isso pode afetar a saúde mental de algumas pessoas.

Entre brincadeiras e discussões mais sérias, no Twitter, a novidade foi vista com contentamento por grande parte da galera.

Os likes não ganham primeiro lugar nem disputando com eles mesmos:

Agradecimento especial a todos envolvidos:

Você queria biscoito, Instagram? Tá feliz?

Errou feio, errou rude:

Atualização da saúde mental alcançada com sucesso:

NSYNC - Bye Bye Bye

Ainda assim, teve quem questionasse a efetividade da atitude:

A teoria ganhou força:

O flop vai começar a ser abraçado pelas pessoas sem medo:

Como você pode ver, é um momento esperado por muitos:

Ouvi um coro?

Alô, alô, graças a Deus:

O que você acha do fim da exibição do número de curtidas no Instagram?

Resultado parcial

Total de 1708 votos
84,72%
15,28%