Topo

Morre estilista Rui Spohr aos 89 anos

Da Universa

30/04/2019 12h32

Morreu na manhã desta terça-feira (30) o estilista Rui Spohr aos 89 anos. A informação foi confirmada pela página oficial do profissional nas redes sociais.

O velório acontecerá no Theatro São Pedro das 12:30 às 17:00, em Porto Alegre, cidade onde o estilista mantinha seu ateliê. Spohr deixa a esposa Doris Spohr, 80 anos, a filha Maria Paula Spohr, de 55 anos, e a neta Antonia Spohr Moro, de 33 anos.

Trajetória

Nascido em Novo Hamburgo, o estilista foi batizado com o nome de Flávio Henneman Spohr, mas acabou optando por trocar seu nome ao assinar uma coluna de moda semanal de um jornal gaúcho sob o pseudônimo de Rui.

O jovem foi criado dentro de tradição alemã com padrões rígidos. Trabalhou durante um tempo na loja de calçados do seu pai, mas percebeu que precisava de um espaço onde pudesse atuar expandindo sua criatividade.

Em 1952 mudou-se para Paris, tornando-se o primeiro brasileiro a se especializar em moda na cidade. Acompanhou de perto nomes como Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld emergirem na indústria e chegou a trabalhar com o chapeleiro Jean Barthet.

Retornou ao Brasil anos mais tarde, com o intuito de abrir o seu próprio ateliê. Se consagrou no universo da moda, assinando peças como o vestido de noiva da Miss Universo 1963, a brasileira Ieda Maria Vargas, foi o responsável por vestir a primeira-dama Scila Médici e também criou o vestido de Deise Nunes, a primeira mulher negra a receber o título de Miss Brasil.

Spohr colocou o Rio Grande do Sul sob os holofotes da indústria da moda e fez desfiles em lugares inusitados, como uma catedral metropolitana. Também atuou na mídia participando de programas de rádio e com suas colunas em jornais.

Em agosto de 2017, o estilista o estilista foi empossado como um dos imortais da Academia Brasileira de Moda (ABM), devido às suas seis décadas de contribuição para o mundo da moda.