Topo

ONU quer mais participação feminina em operações de manutenção de paz

3.dez.2018 - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na abertura da COP-24, nesta segunda-feira (3), na Polônia - Janek Skarzynski/AFP
3.dez.2018 - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na abertura da COP-24, nesta segunda-feira (3), na Polônia Imagem: Janek Skarzynski/AFP

da Agência Brasil

12/04/2019 08h40

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer aumentar a proporção de mulheres que participam de operações de manutenção da paz para até 35% ao longo dos próximos 10 anos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez o anúncio nessa quinta-feira (11), durante debate sobre o papel das mulheres na manutenção da paz, organizado pelo Conselho de Segurança da instituição.

Segundo Guterres, as mulheres podem ajudar a tranquilizar moradores e ter acesso a mais informação. Ele disse ainda que a participação feminina é muito importante nos cuidados a vítimas de abuso sexual.

Guterres disse ainda que a ONU tem uma meta que gira entre 15 e 35% de representação feminina no pessoal de manutenção da paz, incluindo cargos militares, policiais, judiciários e de correções, até 2028.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)