Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Mattel cria Barbie inspirada na surfista brasileira Maya Gabeira

Maya Gabeira e sua Barbie Shero - Reprodução Instagram/Divulgação
Maya Gabeira e sua Barbie Shero Imagem: Reprodução Instagram/Divulgação

Da Universa

07/03/2019 10h05

Maya Gabeira "virou" Barbie! 

A surfista carioca, de 31 anos, se tornou a primeira brasileira a entrar para o grupo seleto de mulheres homenageadas pelo projeto "Shero" da Mattel -- uma mistura entre as palavras "She" e "Hero", que significam "ela" e "herói", em inglês.

Maya é reconhecida mundialmente como uma das melhores surfistas de ondas grandes e é atualmente a detentora do recorde feminino de maior onda já surfada no mundo, com 20,7 metros. Ela começou a praticar o esporte aos 14 anos, e hoje acumula diversos prêmios.

Maya Gabeira com sua Barbie - Divulgação - Divulgação
Maya Gabeira com sua Barbie
Imagem: Divulgação

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher de 2019, ano em que a Barbie completa 60 anos, a empresa anunciou que homenageará mulheres que são 'modelos a ser seguidos'. Outros 18 nomes, assim como Maya, também ganharão bonecas limitadas, que não serão colocadas à venda.

Por meio do programa 'Shero' e da 'Inspiring Women Series', a empresa responsável pela boneca costuma eleger anualmente um grupo de mulheres notáveis que inspiram a próxima geração de mulheres líderes em suas áreas.

Entre as mulheres que já se tornaram Barbies está a atleta muçulmana de origem americana Ibtihaj Muhammad, esgrimista que venceu a medalha de bronze do esporte nas Olimpíadas do Rio, em 2016, que se tornou a primeira boneca com hijab, o véu que mulheres muçulmanas usam para cobrir a cabeça em 2017.

Além dela, a ativista e modelo plus size Ashley Graham, a matemática pioneira da NASA Katherine Johnson, a primeira bailarina negra do American Ballet TheatreMisty Copeland, e a pintora Frida Kahlo já inspiraram a criação de modelos da boneca em anos anteriores.