Alerta aos viajantes: produtos de famosa multimarcas dos EUA contêm amianto
O FDA (Food and Drug Adminstration), órgão regulador do governo americano que inspeciona o uso de substâncias químicas em produtos e medicamentos no país, emitiu um alerta na terça-feira (5) a possíveis consumidores dos cosméticos de fabricação própria comercializados pela multimarcas Claire's, famosa pelo seu apelo principalmente entre o público jovem.
Segundo a instituição, as sombras para os olhos, pós compactos e de contorno examinadas continham fibras de amianto, que têm comprovadas propriedades cancerígenas.
O órgão aconselha que, caso o consumidor tenha em casa os lotes de agosto de 2017 das sombras, de julho de 2015 do pó compacto e de abril de 2017 do pó de contorno, pare de utilizá-los imediatamente.
Segundo o jornal "The New York Times", as primeiras denúncias de produtos da Claire's com amianto se tornaram públicas em 2017. Na época, a empresa teria removido os lotes de suas prateleiras, mas não recolheu os itens já vendidos.
O FDA ainda informou à publicação que encerrou seus testes em fevereiro de 2018 e que, desde então, a Claire's se recusou a fazer o recolhimento dos produtos. Por isso, decidiram emitir o alerta.
A multimarcas respondeu ao jornal que seus produtos foram 'extensivamente testados por múltiplos laboratórios independentes' no início de 2018 e que concluiu-se que eles seguiam as regras de segurança do país.
A Claire's também informou ao FDA que não acredita que produtos contaminados por amianto ainda estejam disponíveis para venda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.