Topo

Mulheres protestam a favor do aborto com malas de viagem. Entenda

Grupo de mulheres da Anistia Internacional protestam por mudanças na legislação do aborto na Irlanda do Norte - Getty Images
Grupo de mulheres da Anistia Internacional protestam por mudanças na legislação do aborto na Irlanda do Norte Imagem: Getty Images

Da Universa

27/02/2019 11h06

Um grupo de 28 norte-irlandesas atravessou a Westminster Bridge, de Londres, com malas de viagens nos braços. O motivo? Um protesto contra as leis de aborto no país. O número e os acessórios não são à toa: todas as semanas uma média de 28 mulheres vai da Irlanda do Norte para a Inglaterra para abortar sem sofrer punições.

Atualmente, a Irlanda do Norte só permite a interrupção da gestação em casos de risco a problemas físicos ou mentais permanentes para a mãe.

Além do simbólico da viagem, as malas continham uma petição com mais de 62 mil assinaturas pelas mudanças na legislação para entregar a Karen Bradley, secretária de Estado da Irlanda do Norte.

Mulheres protestam pelo aborto na Irlanda do Norte - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Entre as manifestantes estavam as atrizes Nicola Coughlan e Siobhan McSweeney, da série "Derry Girls", disponível no Netflix. 

A pressão pelo país mudar suas leis do aborto intensificou-se após o referendo da República da Irlanda, no ano passado, em que a maioria votou pela legalização do procedimento.