Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Ela foi babá de Meryl Streep e hoje é guia de turismo de famosos e anônimos

A guia de turismo Mônica Palomares, na foto com a cantora Anitta  - Arquivo pessoal
A guia de turismo Mônica Palomares, na foto com a cantora Anitta Imagem: Arquivo pessoal

Marcelo Testoni

Colaboração para Universa

20/02/2019 04h00

Aos 51 anos, a brasiliense Mônica Palomares é empresária, fotógrafa e guia de turismo que atende famosos e anônimos brasileiros que desejam passar férias nos Estados Unidos com a ajuda dela. Mônica mora há 30 anos no país, onde se especializou em TV e cinema e casou com um americano fã desse universo, trabalhou de babá para celebridades hollywoodianas, entre elas a premiada atriz Meryl Streep.

monica palomares com larissa manoela - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Na Disney, com a atriz Larissa Manoela
Imagem: Arquivo pessoal

"Por conta das minhas experiências pessoais, atraio muitas celebridades, mas isso não me impede de ser contratada por pessoas fora desse meio", conta Mônica, que diz ainda fazer tours personalizados e fotos profissionais para seus clientes.

O início como babá

Mônica conta que o início na profissão não foi algo planejado. Aos 20 anos, ela viajou para os Estados Unidos e, por ter ascendência americana, obteve o Green Card. Porém, na época, por não falar inglês fluente e ser muito jovem, ficou perdida, sem saber com o que trabalhar, até que arriscou um emprego de babá na casa de vizinhos. 

"Daí os vizinhos começaram a me divulgar para outras famílias, eu passei a não ter mais nenhum dia de folga, e aí peguei todas as minhas cartas de recomendação e tentei uma agência de babás em Beverly Hills, onde vivem os famosos", explica Mônica, que passou a morar na Califórnia e foi trabalhar de primeira na casa da comediante inglesa Tracey Ullman. 

Por meio de Ullman, Mônica conheceu a atriz Meryl Streep, que a contratou para trabalhar em sua casa aos finais de semana. Trabalhando para Streep, ela conta que acabou conhecendo várias celebridades, entre as quais Tom Cruise, Nicole Kidman, Bruce Willis e Demi Moore. Sua trajetória como babá chegou ao fim depois que, incentivada pelo diretor de programas televisivos da Disney Rich Correll, foi estudar cinema e TV. 

Cinema e fotografia somaram pontos

Formada em produção e pós-produção pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), Mônica foi cortar negativos de filmes em estúdios. Permaneceu nessa atividade por 15 anos, até as filmagens mudarem totalmente para o formato digital. Como também tem irmão e marido experientes, respectivamente, em fotografia e cinema, aprendeu muito sobre essas áreas, que mais tarde somariam pontos ao seu trabalho como guia e fotógrafa. 

monica palomares ivete sangalo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Monica já acompanhou outras famosas em visitas à Disney, como a cantora Ivete Sangalo
Imagem: Arquivo pessoal

"Tours e fotografia eram coisas que até então eu fazia apenas aos finais de semana, para amigos e familiares, quando os recebia para passear por aqui, em Los Angeles. Até que, com o fim dos negativos, fiz dessas atividades o meu negócio", diz Mônica.

Viagens, passeios e muitos flashs

Hoje, Mônica é proprietária do Guia Califórnia e do Photo Califórnia. Suas empresas têm site, Facebook e Instagram, por onde divulga seus serviços. E como postagens com famosos atraem muitos seguidores, ela conta que não demorou muito para que os próprios famosos passassem a segui-la, contratá-la e indicá-la. 

monica palomares bruna marquezine - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Com Bruna Marquezine, que foi à Califórnia em 2016 para participar festival de música Coachella
Imagem: Arquivo pessoal

Um dos seus primeiros clientes em viagens foi o publicitário Roberto Medina, responsável pela idealização e produção do Rock in Rio, e a família. "De lá para cá, já levei Anitta, Larissa Manoela, Maisa, Claudia Raia, Sabrina Sato, Fabiana Karla, Bruna Marquezine para passear". Embora não revele o quanto ganha, diz não ter ficado rica. 

"Geralmente, o meu tour tem duração de cinco horas. Tem gente que me contrata por um dia, mas já fiquei até 25 dias seguidos viajando com clientes. E eles se responsabilizam por tudo: hospedagem, combustível (quando é preciso usar carro), entrada em parques. Em termos de preço, o que cobro varia muito, pois depende do número de pessoas, dos tours que faço, onde é a hospedagem. Quanto às fotos, cobro de US$ 215 (50 fotos por 1 hora) a US$ 325 (100 fotos por 3 horas), mas sempre tiro o dobro delas", diz Mônica. 

Para jovens mulheres que não sabem ao certo que decisão profissional tomar, situação que Mônica se deparou na juventude, seu conselho é: "Não importa o que você faça, tenha orgulho disso e coloque amor, dedicação e carinho sempre. Também trate bem a todos, independentemente de quem seja, e se for para ser babá, seja a babá. Para mim foi sucesso", conclui.