Do computador ao Gmail: 10 LGBTs por trás de criações famosas no mundo todo
Tanto no passado como na atualidade, exemplos de pessoas da comunidade LGBT que se destacaram por suas mentes inventivas, independentemente da área, são muitos. A seguir, veja quem são esses gênios da diversidade e o que criaram --sem que muitos se dessem conta.
1. Lynn Ann Conway
A transexual norte-americana, que é cientista da computação, engenheira eletricista e ativista transgênero, é responsável por ter inventado um mecanismo para melhorar o desempenho de processadores de computador modernos, o que viabilizou a popularização deles no final do século 20. Com o cientista Carver Mead, é dela a introdução aos sistemas VLSI (Very-Large-Scale Integration), um trabalho revolucionário que virou referência na área de computação.
2. Alan Turing
Se não fosse por esse matemático britânico, duas coisas certamente não teriam acontecido: a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e a criação do computador. É que Turing foi responsável por quebrar os códigos secretos usados pelos nazistas durante suas comunicações e também por inventar uma máquina que serviu de referência para a criação dos modernos computadores digitais. Apesar da genialidade, Turing, por ser gay, foi torturado e se suicidou.
3. Peter Thiel
Um dos criadores do PayPal (plataforma de pagamentos online presente em mais de 180 países), Thiel também é um dos principais acionistas do Facebook e um dos homens e LGBTs mais ricos do mundo. Para se ter ideia, ele já foi o sétimo gay mais poderoso dos EUA, segundo a "Out Magazine". Sua fortuna, estimada no ano passado em 2,5 bilhões de dólares, além de ser investida em tecnologia, também atende causas ligadas à homossexualidade, como a Fundação Americana para os Direitos da Igualdade e também o movimento GOProud.
4. Ann Mei Chang
Cientista da computação, Chang, que é lésbica assumida e engajada com projetos pró-mulheres e minorias, no Google chefiou a equipe de engenheiros de aplicativos e produtos, como Gmail, YouTube e Google Desktop. Na Apple, lançou a versão inicial do Final Cut Pro, software de edição de vídeo, e, mais recentemente, a Alliance for Affordable Internet, uma parceria público-privada que visa expandir o acesso à Internet para o próximo bilhão de pessoas.
5. Leonardo da Vinci
Gênio da pintura e da escultura renascentista, também foi vanguardista na invenção de protótipos de tanques blindados, escavadeiras, paraquedas, robô e até roupa de mergulho. Os biógrafos de da Vinci sugerem que ele foi o gênio mais versátil da história e, com base em documentos históricos e escritos pessoais, traçam seu perfil como o de um sujeito homossexual. Fato é que da Vinci chegou a enfrentar um tribunal acusado de sodomia.
6. Tim Gill
É inventor do programa de computador QuarkXpress --utilizado por designers em jornais, revistas, livros, agências de publicidade e empresas em que o texto e as imagens são manipuladas para formar páginas para uma publicação. Gill também é um empresário conhecido nos Estados Unidos por dirigir duas fundações LGBT e se dedicar à luta e à defesa da diversidade, principalmente depois que vendeu sua participação na empresa que fundou.
7. Edith A. Perez
Pioneira em pesquisa sobre câncer de mama nos Estados Unidos, Perez, que é uma médica lésbica, liderou inúmeros estudos clínicos para extirpar essa doença em mulheres. É resultado dos seus esforços uma nova classe de medicamentos contra o câncer e que podem ser mais eficazes e menos tóxicos do que muitos tratamentos existentes. A terapia com anticorpos monoclonais, por exemplo, combate as células cancerígenas com menos efeitos colaterais.
8. David Geffen
As animações Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda só foram lançadas graças ao talento desse empresário ligado às artes, produtor musical e um dos criadores do estúdio norte-americano DreamWorks, que produz e distribui filmes, videogames e programas de televisão. Geffen também é um dos nomes e LGBTs mais ricos da indústria do entretenimento dos Estados Unidos. Tem uma fortuna avaliada em US$ 8,5 bilhões.
9. Jann Wenner
A revista "Rolling Stone", dedicada à cultura pop, foi inventada em 1967 por Wenner, em parceria com o crítico de música Ralph J. Gleason. Wenner também fundou a revista "Men's Journal" e teve participação na criação do Hall da Fama do Rock and Roll. Bissexual, por quase 30 anos o empresário foi casado com uma mulher, com quem teve três filhos, e, desde 1995, é casado com o designer de moda Matt Nye, com quem adotou mais três crianças.
10. Rich Ross
Abertamente gay, Ross já foi presidente do Discovery Channel, supervisor do Animal Planet, presidente de entretenimento no Disney Channel e presidente do Walt Disney Studios. Na Disney, é considerado o criador do negócio por trás da série Hannah Montana, que lançou a carreira da cantora Miley Cyrus, e dos produtos High School Musical, como shows, CD's, roupas, artigos decorativos e até brinquedos que impulsionaram a continuação dos filmes.
Fontes: Sites Out Magazine; Lynn Conway's homepage; paypal.com; Lesbians Who Tech; Mayo Clinic?; DreamWorks Animation; hollywoodreporter.com; rollingstone.com; e livros Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson; e Born to Be Gay - História da Homossexualidade, de William Naphy.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.