Topo

Novidades de beleza

Drenagem turbinada: LED e nanotecnologia prometem diminuir inchaço; conheça

Drenagem - Getty Images/iStockphoto
Drenagem Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

13/02/2019 04h00

drenagem linfática tem efeitos comprovados na diminuição do inchaço do corpo e do rosto. A técnica de fato é uma aliada popular para aniquilar o excesso de líquido, inclusive muito estudada e respeitada no meio médico. Com tanto sucesso, de tempos em tempos novos protocolos são lançados para turbiná-la, caso do Detox High Tech, com luz de LED, e do Redutti Termo, com nanotecnologia. Mas quais os reais diferenciais dessas novidades?

O LED está cada vez mais presente no universo da beleza: até Madonna já entrou na onda e se tornou adepta de máscaras para diminuir irritações na pele. Para o corpo, essas pequenas fontes de luz prometem potencializar a eliminação de líquidos, ao mesmo tempo em que estimulam a produção de colágeno e elastina.

No Detox High Tech, idealizado pela esteticista Sueli Szterling, do Espaço Kurma, de São Paulo, primeiro a área tratada passa por esfoliação, depois é envolvida em manta térmica -- que ajuda a perder algum líquido através da transpiração -- e na sequência entram em cena cosméticos com argilas e óleos essenciais, que são drenantes e estimulantes. Depois dessa preparação -- que também pode incluir um aparelho para gordura localizada ou flacidez, dependendo da avaliação do profissional -- vem o grande diferencial: a pantala com LED.

A pantala, estrutura que parece um bumerangue, é bem conhecida entre esteticistas por sua capacidade drenante. Com o LED vermelho somado ao corpo, aninhado em uma de suas "pás", os benefícios se potencializam. "O movimento com o acessório deve ser suave, lento e sem pressão, eliminando líquidos de maneira eficiente. A luz emitida incrementa a produção local de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e bonita", explica Sueli. Além disso, o LED tem também propriedade anti-inflamatória, atuando em quadros de celulite.

Nanotecnologia também é aliada 

Desenvolvida pela esteticista Flávia Medeiros, que atende famosas como Sabrina Sato e Ingrid Guimarães, a Redutti Termo é outra manobra recém-chegada ao mercado da beleza. O protocolo combina movimentos que estimulam a eliminação de toxinas pelo sistema linfático com o poder de uma manta térmica que elimina líquidos do corpo por meio da transpiração.

Para aumentar a eficiência da massagem, são usados ativos com nanotecnologia: "Esses produtos penetram melhor na pele e potencializam a drenagem. Entre eles, destaco a importância do chá verde. Com propriedade diurética e termogênica, esse ativo ajuda a expulsar líquidos excedentes do nosso corpo, e da cumarina, responsável pela melhora da circulação", diz Flávia.

Além de reduzir o inchaço, o Redutti Termo pode ser feito preventivamente, quando você sabe que em alguns dias vai abusar de álcool, comida mais pesada ou até mesmo pegar um voo. "Assim você reduz os efeitos e capacidade de ter edemas", ressalta a esteticista.

Quando evitar?

Com benefícios da drenagem tão em alta, muitos esquecem de pensar em suas contraindicações -- que não são poucas. "A drenagem linfática não deve ser feita em casos de infecções agudas e febre, por aumentar o risco de dispersão de infecções, e em quadros de câncer em atividade, pelo mesmo motivo. Pessoas com insuficiência cardíaca e asma não tratada também devem evitá-la, assim como quem tem hipertireoidismo, pois a secreção hormonal pode ser afetada, ou insuficiência renal aguda, já que o aumento da quantidade de líquido a ser filtrada pode piorar a condição dos rins", explica a dermatologista Monica Fialho, da Clínica Barraskin, do Rio de Janeiro.

Redutti Termo

O que é? Protocolo que une manobras manuais com a termoterapia e a nanotecnologia de cosméticos com chá verde e cumarina, para reduzir líquidos.
Resultados esperados: Menor retenção de líquido e redução de medidas.
Duração: 1h30.
Quantidade de sessões: De três a cinco, com periodicidade semanal.
Contraindicação: Pessoas com problemas cardíacos, câncer, infecções, hipertireoidismo ou insuficiência renal aguda, com alergia aos ativos utilizados, gestantes, lactantes e pessoas com doença de pele ativa ou asma não tratada.
Manutenção: Após um pacote de 5 sessões, pode ser feita a manutenção a cada 15 dias.
Valor da sessão: R$ 450.

Detox High Tech

O que é? Protocolo que envolve esfoliação, técnicas para quebrar gordura e uma pantala com LED vermelho que potencializa a drenagem linfática. Pode ser usado também um aparelho para gordura localizada e flacidez.
Resultados esperados: Corpo com menos retenção de líquidos e contorno mais definido. Pode ser feita no abdômen, glúteos, coxas e até mesmo nos braços.
Duração: Uma hora.
Quantidade de sessões: Indicação inicial de dez sessões, que podem ser feitas até duas vezes na semana.
Contraindicação: Pessoas com problemas cardíacos, câncer, infecções, hipertireoidismo ou insuficiência renal aguda, com alergia aos ativos utilizados, gestantes, lactantes e pessoas com doença de pele ativa ou asma não tratada.
Manutenção: Varia de acordo com a indicação do profissional, mas costuma ser mensal.
Valor da sessão: A partir de R$ 249.

Novidades de beleza