Topo

Verde neon é tendência para 2019; veja como usar a cor, um hit nos anos 90

Gustavo Frank

Da Universa

29/01/2019 04h00

As tendências de moda surgem de forma ordenada. As grifes, de olho no consumo popular, apresentam suas peças dentro nas passarelas e as famosas logo depois as reproduzem nas ruas e aparições públicas -- com destaque para os tapetes vermelhos de premiações. E assim surgiu o verde neon, que promete bombar em 2019.

A cor conquistou espaço na alfaiataria e na alta-costura, como destaque no desfile da Valentino na Semana de Alta-Costura, em Paris. Mas antes disso as roupas esportivas já conversavam com essa tonalidade.

"Usava-se muito na roupa de academia, mas não só o verde, o laranja também. Deixa o look com um visual mais fashionista. Além disso, foi uma cor muito desfilada por grifes como Prada e Miu Miu na última temporada de desfiles", afirma a produtora de moda Maria Eduarda Bastos. "O Ultra Violet foi a cor de 2018 e o verde era a melhor combinação para montar um look color block, o que explica essa continuidade e destaque para 2019."

Como usar

"Misturar o verde neon com o rosa, por exemplo, é uma combinação que agrada à vibe color block  em que estamos. São cores fortes e cheias de personalidade", complementa Maria Eduarda, que atribui muito do sucesso às famosas: "Na gringa, as Kardashians  estão sempre usando. Já aqui no Brasil, temos a Sabrina Sato. Elas são inspirações para muita gente."

"Vale reforçar que é completamente possível montar um look monocromático com verde neon. Ainda mais se as peças forem voltadas para alfaiataria. Para ficar chique! É uma cor mais jovem, que transmite mais energia. Então se sinta livre para apostar em vestidos, macacões e blusões verde neon", indica Maria Eduarda.

Tendências vão e vêm

O resgate de tendências de moda no passado é algo recorrente. Nos anos 90, o verde neon era muito usado pelos clubbers. O movimento, que teve origem na vida noturna inglesa, mesclava a adoração à estética com a música eletrônica e chegou ao Brasil na mesma década, com o gênero musical techno, que também ganhou força no país.

Clubbers - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Clubbers2 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Um dos estilistas responsáveis por retomar essa onda é Jeremy Scott, queridinho de famosas como Miley Cyrus e Katy Perry, que usa a cor e o hedonismo dos club kids com o verde neon em suas coleções.

Jeremy Scott - Getty Images - Getty Images
Jeremy Scott - Primavera 2019 Ready-To-Wear
Imagem: Getty Images

Jeremy Scott - Primavera 2019 Ready-To-Wear - Getty Images - Getty Images
Jeremy Scott - Primavera 2019 Ready-To-Wear
Imagem: Getty Images