7 perguntas que você nunca deve fazer a uma mulher lésbica

Preconceito e falta de bom senso ainda colocam mulheres lésbicas em algumas saias justas. Para não ser você a causadora de um constrangimento que pode ofender e até magoar, resista à tentação de dizer frases clichês como as listadas a seguir:

1. Será que não é só uma fase?

A mulher já é muito cobrada sobre suas escolhas e decisões, sobre o papel que tem de exercer, e isso não tem a ver apenas com a sexualidade. Quanto mais estiver fora do padrão pré-estabelecido, mais questionada será. Portanto, é importante compreender, levando em conta como é doloroso todo o processo que envolve se descobrir e os riscos de sofrer preconceito e exclusão.

2. Você se desiludiu com algum ex-namorado?

Existe uma falsa ideia de que a desilusão levou a essa descoberta. Isso acontece porque se leva em consideração apenas o relacionamento heterossexual. Não é uma escolha e duas mulheres podem se divertir e ter pleno prazer juntas, sem a necessidade de um órgão genital masculino.

3. Quer dizer então que você ainda é virgem?

Muita gente acha que a virgindade está ligada ao hímen apenas. Isso pode realmente despertar um interesse masculino, como se aquela menina pudesse ser deflorada. Trata-se de mais uma ideia bem machista que ainda permeia nossa sociedade.

4. Como são duas mulheres na cama?

Chega a ser falta de respeito. Perguntar coisas íntimas, querer saber detalhes... Ninguém faz esse tipo de pergunta a um casal heterossexual, como qual a posição eles mais gostam.

Há uma ideia de que o órgão genital masculino define a relação, como se fosse possível sentir prazer apenas com a penetração. Sem ele, a mulher precisa prestar contas de como faz. É importante lembrar que relacionamento não se mantém apenas pelo sexo, envolve afeto, respeito e amor.

5. Quem é o homem na relação?

Ninguém interpreta papéis, são pessoas que se amam. Essa pergunta mostra que a pessoa quer imaginar a cena, acreditando que sempre é o homem que domina a relação. Mas ser ativo ou passivo não tem nada a ver com gênero, isso é da personalidade de cada um — além de ser puramente machista.

Continua após a publicidade

6. Você é tão feminina, tem certeza que é lésbica?

A orientação sexual, a atração, é totalmente diferente da expressão de gênero (como cada pessoa gosta de se vestir, por exemplo). Portanto, é um equívoco que uma lésbica deva ser obrigatoriamente masculinizada. Ela pode ser muito feminina, delicada, e se sentir atraída por outra mulher.

7. Corro algum risco em ficar perto de você?

É importante deixar muito claro que homossexualidade não é doença, por isso, não dá para transmitir ou ensinar alguém a ser gay. Outra coisa é que existe uma seletividade: vale lembrar que as pessoas se interessam umas pelas outras por um conjunto de fatores e não apenas devido ao gênero.

*Fonte: Desirèe Cordeiro, psicóloga pela PUC São Paulo (2002) e com mestrado em ciências pelo programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2012)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes