Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Mãe solo de 26 anos teve que contar ao filho que não sobreviverá ao câncer

Naomi Knighton - Reprodução/Facebook
Naomi Knighton Imagem: Reprodução/Facebook

da Universa, em São Paulo

25/01/2019 11h13

A inglesa Naomi Knighton, de 26 anos, de Derby, foi diagnosticada com leucemia mieloide crônica, uma forma rara e agressiva de câncer sanguíneo, ainda na adolescência.

Ao longo dos anos, ela se submeteu a dois transplantes de medula, mas em 11 de janeiro ela recebeu dos médicos a notícia de que a doença havia se tornado intratável.

Mãe solo de J'varn, de 6 anos, Naomi teve que conversar com o filho e explicar que ela, infelizmente, não ficaria curada. "J'varn recebeu bem a notícia no dia em que ela o contou. Ele aceitou. Acho que porque, de alguma maneira, ela sempre esteve mal e ele já estava acostumado com suas entradas e saídas do hospital. Isso o ajudou [a entender]", acredita a irmã da enfermeira, Kirsty, de 32 anos.

J'varn já está morando com a avó, Jean, em Allenton, enquanto a mãe voltou a se internar: ela optou por encarar mais um tratamento, uma combinação de quimioterapia e esteroides, que pode dar a ela mais algum tempo de vida. 

"Os médicos lhe disseram que ela tinha duas opções: parar todo o tratamento e deixar a doença seguir seu curso, já que seria rápido e agressivo, ela teria semanas de vida, e não meses. Mas Naomi escolheu a opção de tentar conseguir mais um pouco de tempo", contou a irmã ao jornal "Daily Mail".

"Foi de partir o coração. Já a vimos passar por tanta coisa e sempre achamos que ela superaria a doença, porque ela sempre conseguiu. E ela é muito forte. Houve vezes em que os médicos ficaram surpresos por ela sobreviver. Ela sempre desafiou as expectativas."

Naomi foi diagnosticada ainda na adolescência, após sua mãe notar que ela estava sempre gripada, com infecções de garganta e tosses. Apesar de tratado, o câncer progrediu lentamente ao longo dos anos.

Kirsty está organizando uma 'vaquinha' virtual através da plataforma GoFundMe desde a quinta-feira (17) para realizar o último desejo da irmã: dar a ela um funeral onde os amigos possam se despedir e se divertir celebrando sua vida, além de 'uma lápide bonita que seu filho possa visitar'. Ela já arrecadou mais de £3.700 (R$ 18.200) superando seu objetivo inicial de £2.500 (R$ 12.300).