Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


"Avó ocupada", Elizabeth 2ª lembra ano "movimentado" em discurso de Natal

A rainha Elizabeth 2ª - Getty Images
A rainha Elizabeth 2ª Imagem: Getty Images

Da Universa

25/12/2018 14h01

No auge de seus 92 anos, a rainha Elizabeth 2ª viveu em 2018 um ano cheio de agitação, capaz de deixar qualquer um na casa dos 20 cansado só de pensar. 

Em seu discurso de Natal, transmitido na tarde desta terça-feira (25), a monarca falou sobre o ano "movimentado" dos Windsor. 

"[Este] foi um ano movimentado para minha família, com dois casamentos e dois bebês, além de outra criança que deve chegar em breve. Isso ajuda a manter uma avó bem ocupada", disse. 

Em maio, ela participou do casamento do príncipe Harry com Meghan Markle e, em outubro, o da princesa Eugenie com Jack Brooksbank.

Ela também ganhou dois bisnetos: Louis, filho dos duques de Cambridge, William e Kate, e Lena, filha de sua neta Zara Tindall e seu marido Mark Tindall. O bebê de Harry e Meghan, esperado para o primeiro semestre de 2019, será seu oitavo bisneto. 

Usando um acessório especial em homenagem ao marido, o príncipe Philip, a rainha trouxe uma mensagem de união -- que, segundo ela, é a base de seu reinado. 

"Através das muitas mudanças que tenho visto ao longo dos anos, a fé, a família e a amizade não foram apenas uma constante para mim, mas uma fonte de conforto pessoal e segurança", completou. 

Em 2018, Elizabeth 2ª celebrou seu 65º Natal como rainha do Reino Unido e dos países da Commonwealth. 

Assista ao discurso completo, em inglês: