Topo

Homens sexistas tendem a se sentir menos poderosos nas relações, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

28/11/2018 14h20

Ao contrário do que pode parecer, quanto mais sexista é um homem em um relacionamento, mais impotente ele se sente diante da companheira, segundo uma pesquisa da Universidade de Auckland, publicada pelo Journal of Personality and Social Psychology.

A agressividade consequente deste comportamento acaba por criar um ciclo vicioso. “As mulheres tendem a se mostrar insatisfeitas com esse tipo de relacionamento e ficarem menos comprometidas, o que reforça a crença sexista de que elas não merecem confiança”, diz Emily J. Cross.

Veja também

O estudo, que envolveu 1096 homens e mulheres, analisou os relacionamentos através de questionários sobre atitudes sexistas, autonomia, agressão, satisfação e opiniões. Em outras etapas do estudo, casais tiveram conversas sobre seus conflitos mais profundos, outro focou em recém-casados e um quarto, em casais com filhos.

Os homens que se mostraram mais sexistas sentiam que eles tinham menos poder em seus relacionamentos e, por isso, usavam a agressividade para tentar “equilibrar” a suposta dominância de suas companheiras.

Outro autor do estudo, Nickola C. Overall, acredita que as conclusões do estudo podem ajudar a combater o Comportamento sexista e agressivo na sociedade como um todo, e não só nos relacionamentos amorosos. “Se pudermos reduzir esse medo de perder o poder sobre seus parceiros, Podemos também interferir na noção de poder que sustenta a desigualdade de gênero”.