Homens sexistas tendem a se sentir menos poderosos nas relações, diz estudo
Ao contrário do que pode parecer, quanto mais sexista é um homem em um relacionamento, mais impotente ele se sente diante da companheira, segundo uma pesquisa da Universidade de Auckland, publicada pelo Journal of Personality and Social Psychology.
A agressividade consequente deste comportamento acaba por criar um ciclo vicioso. “As mulheres tendem a se mostrar insatisfeitas com esse tipo de relacionamento e ficarem menos comprometidas, o que reforça a crença sexista de que elas não merecem confiança”, diz Emily J. Cross.
Veja também
- Show de machismo na TV: homens que nos envergonharam em reality shows
- 7 mulheres que tiveram que se passar por homens para conquistar seus sonhos
- Passageira acusa companhia aérea de dar adesivos sexistas a crianças
O estudo, que envolveu 1096 homens e mulheres, analisou os relacionamentos através de questionários sobre atitudes sexistas, autonomia, agressão, satisfação e opiniões. Em outras etapas do estudo, casais tiveram conversas sobre seus conflitos mais profundos, outro focou em recém-casados e um quarto, em casais com filhos.
Os homens que se mostraram mais sexistas sentiam que eles tinham menos poder em seus relacionamentos e, por isso, usavam a agressividade para tentar “equilibrar” a suposta dominância de suas companheiras.
Outro autor do estudo, Nickola C. Overall, acredita que as conclusões do estudo podem ajudar a combater o Comportamento sexista e agressivo na sociedade como um todo, e não só nos relacionamentos amorosos. “Se pudermos reduzir esse medo de perder o poder sobre seus parceiros, Podemos também interferir na noção de poder que sustenta a desigualdade de gênero”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.