Topo

Água micelar para o cabelo: tecnologia usada no rosto agora limpa os fios

Getty Images
Imagem: Getty Images

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

26/11/2018 04h00

Já sabemos os benefícios da água micelar para o rosto: ela limpa, tira a maquiagem sem irritar a pele, hidrata e refresca, sem precisar de enxágue. Agora o termo "micelar" está cada vez mais comum em produtos capilares, como xampus, condicionadores, leave-ins e máscaras.

Essa tecnologia cuida dos fios e do couro cabeludo de forma suave: "Água micelar faz uma limpeza eficiente e profunda, porém sem agressão. Isso acontece por causa de partículas microscópicas de óleo, as micelas, que dão nome ao produto. Elas são capazes de atrair os resíduos e, desse modo, retirar todas as impurezas da pele", explica a dermatologista Patrícia Mafra, da Clínica Volpe, de São Paulo.

Veja também

Qual a diferença para versões tradicionais?

Ao contrário dos xampus comuns, que costumam remover quase tudo do cabelo - desde as sujeiras que se acumulam ao longo do dia, até a oleosidade natural que está lá para manter o fio brilhante e saudável - os produtos com tecnologia micelar limpam e hidratam profundamente, mas de um jeito delicado para a fibra capilar, conta a dermatologista Valéria Marcondes.

As micelas, presentes nos produtos, funcionam da seguinte forma: ela possui duas extremidades, já que é um tensoativo. Uma delas é hidrofóbica, ou seja, repele a água. Esta parte funciona como um imã capaz de agrupar sujeira, óleo e impurezas. Na outra extremidade -- chamada hidrofílica -- acontece o contrário.

Ela atrai a água que vai levar embora toda as impureza na hora de enxaguar os cabelos. O resultado é uma experiência de limpeza suave e eficiente, explica a esteticista e cosmetóloga Aline Moura, PPS Technical Advisor da Schwarzkopf Professional.

Couro cabeludo mais saudável

Esta é a região em que os fios crescem. Não à toa, "um couro cabeludo saudável e bem cuidado vai dar vida a um cabelo mais saudável também", conta a farmacêutica e cosmetóloga Mika Yamaguchi. E não é só: é lá que estão presentes os folículos capilares, que são a raiz dos fios.

É por isso que manter a área limpa é tão importante, afinal, por mais que se tome cuidado, é comum que produtos hidratantes entrem em contato com a raiz, sem contar a oleosidade natural, a poluição e a sujeira do dia a dia. Tudo isso obstrui os folículos e prejudica a circulação sanguínea. Resultado: fios frágeis e quebradiços, segundo Patrícia Mafra.

Além disso, o cuidado com o couro cabeludo ajuda a manter o equilíbrio da pele. "Isso evita o surgimento de dermatites, facilita a absorção de produtos e tratamentos e auxilia na proteção contra agressores externos. O resultado desse cuidado são fios mais saudáveis e bonitos", esclarece Aline Moura.

Produtos micelares são ideias para uso diário 

Para mulheres que lavam os cabelos todos os dias e que possuem fios bem finos, a tecnologia micelar é a mais indicada. Os produtos com esse tensoativo delicado podem ser usados diariamente, associados com produtos tradicionais, caso preferir.

"Uma vez que você limpou e desengordurou a região, pode utilizar um condicionador, uma máscara, uma ampola... E não precisa usar outro xampu depois que aplicar a versão micelar", diz o farmacêutico, consultor e pesquisador em Cosmetologia, Lucas Portilho, da Consulfarma.

Confira opções de produtos para os cabelos que já usam a tecnologia micelar: