Topo

Com 3 meses de vida, bebês já são capazes de identificar padrões visuais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

30/10/2018 14h04

Um estudo feito no departamento de psicologia da Northwestern University, nos Estados Unidos, mostrou que bebês com 3 meses de vida já são capazes de identificar padrões visuais e distingui-los.

A pesquisa vai de encontro a outra feita anteriormente que já apontava a capacidade deles em reconhecer padrões auditivos; sendo esses mais “fáceis” por depender do estímulo repetitivo.

Veja também: 

Para chegar ao resultado, foram apresentadas imagens com dois cachorros de raças diferentes aos bebês. Após mostrá-las separadamente, os pesquisadores as juntaram e perceberam que eles notavam uma diferença entre elas.

Com essa reação foi constatado também que, ao contrário dos padrões auditivos, os padrões visuais não dependem de tempo para serem assimilados, mas sim do espaço que ocupam. Ou seja, não bastaria mostrar repetidamente a imagens dos cães aos bebês e sim posicioná-las de forma correta a induzir a diferença entre eles.

Por fim, o estudo reforça a importância de identificar padrões visuais precocemente. Isso porque a forma como entendemos padrões é abstrata e reflete diretamente em nossas percepções e a forma como retemos conhecimentos ao longo da vida.