Topo

Como escolher a melhor máscara de cílios? Veja dicas para um olhar poderoso

Divulgação/Dior
Imagem: Divulgação/Dior

Laura Reif

Colaboração para Universa

22/10/2018 04h00

Com a tendência dos alongamentos de cílios, bate aquela vontade de deixar o olhar cada vez mais poderoso, não é? Para aprender a dar um up nos fios, conversamos com profissionais que ensinaram como destacar o olhar com os produtos certos, quais cuidados devemos ter com a região dos olhos e como aplicar as máscaras para alcançar diferentes resultados.

Usar o rímel da maneira correta ajuda a fortalecer os cílios, evitando que eles caiam e fazendo com que cresçam mais rápido. Para isso, é preciso escolher o produto certo para o resultado que você busca, ficar de olho nos componentes da fórmula e saber remover o make sem agredir os fios.

Veja também

Mas não basta apostar em uma máscara sem focar também na aplicação. O jeito de manusear o pincel pode mudar totalmente o visual.

Para ter cílios de arrasar, primeiro você precisa saber o que quer: volume, alongamento ou um pouco dos dois? Depois, encontrar o produto ideal e investir em uma boa rotina de remoção de maquiagem. Para tirar essas e outras dúvidas confira as dicas e produtos a seguir.

Volume x Alongamento

O maquiador Sadi Consati explica que para alcançar um efeito próximo ao do alongamento de cílios, o segredo é combinar duas máscaras diferentes. “Selecione um produto que ajude a alongar, definindo melhor a curva dos cílios. Na sequência, aplique outra máscara que dê o volume necessário”, diz.

Para deixar o olhar mais marcante, ele conta que o curvex é superimportante, mas que o principal é investir em máscaras de volume, pois elas são ótimas para deixar os fios mais encorpados, atraindo atenção para os olhos.

“Mas quando o objetivo é um resultado mais discreto, um olhar mais natural, recomendo usar a máscara que só alonga, pois ela ajuda a modelar os fios e dar uma leve curvada”, sugere para quem busca um olhar mais discreto.

Consati explica que para cílios curtos as máscaras mais indicadas são as de volume, pois as de alongamento, por conta da extensão do fio, não vão conseguir desempenhar sua função principal. Quem tem cílios longos, de acordo com o maquiador, acaba se beneficiando com todos os tipos de máscara.

Como aplicar

Não basta escolher o produto certo, a aplicação também faz toda a diferença na hora de conquistar o resultado desejado. As dicas são do maquiador Auri Mota.

“Para quem tem cílios mais curtos e pretende alongá-los, sem ficar com produto acumulado, recomendo passar uma camada de máscara apenas na ponta dos cílios, sem fazer o preenchimento desde a raiz. Depois de secar, repetir a ação em toda extensão do fio”, explica.

Ele reforça que o produto sempre vem depois do curvador e que é bom tirar o excesso do pincel antes de aplicar.

“Quem já tem volume e comprimento, mas ainda assim quer potencializar o efeito, o ideal é passar uma pequena quantidade de máscara no sentido do fio (para cima), de forma que a base dos fios fique com mais produto do que as pontas. Isso irá dar um ar marcante e natural”, explica.

Sadi Consati aposta na técnica do zigue-zague para criar volume, que consiste em passar a máscara dando leves “tremidas” de um lado para o outro. “Um truque que eu gosto de fazer é limpar bastante o aplicador, colocar na parte de cima dos cílios e dar uma giradinha. Depois sigo com a aplicação normal”, revela.

Quem nunca experimentou usar primer para cílios, fica a dica. Ele serve para proteger os fios e é usado antes da máscara com objetivo de fazer com que ela dure mais. Para ajudar na fixação, Consati conta que passar um pouco de pó translúcido entre as aplicações das camadas ajuda na fixação do produto e separa os fios.

“Mas prefiro escolher uma escova mais encorpada. Temos no mercado uma variedade de produtos que ajudam nisso”, conta.

Cuidados essenciais

A médica dermatologista Betina Stefanello, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, reforça os cuidados com a remoção do rímel. Ela explica que a área ao redor dos olhos é muito sensível e requer atenção.

“Muitas máscaras são feitas à base de água e saem com água morna. Nesse caso é ideal lavar o rosto com água, pode ser no banho, para retirar o excesso e depois usar uma loção micelar para retirar o restante”, recomenda. Máscaras à prova d’água precisam de atenção maior e podem ser removidas com demaquilante bifásico. 

Auri Mota ensina o jeito certo de remover o produto: “Limpe os fios sem pressa, de forma suave, como uma massagem, pois assim você manterá a circulação ocular”.

De olho na validade e na composição

Além desses cuidados, Betina Stefanello levanta outro ponto importante: atenção à validade da maquiagem.

“Depois que acaba a validade, podemos ter um outro produto completamente diferente, pois ele pode ter sofrido degradação. Você certamente não vai querer arriscar uma área tão nobre do seu corpo usando um produto modificado pelo tempo”, alerta.

Betina também recomenda ficar de olho na composição das máscaras, pois alguns itens, como vitaminas, hidratam os fios e os fortalecem, estimulando o crescimento e ajudando na manutenção dos cílios e do entorno dos olhos.

Confira na galeria alguns produtos para um olhar mais impactante: