Topo

Artista alemã "combina" roupas com o transporte público e propõe reflexão

Projeto Bustour, de Menja Stevenson - Menja Stevenson
Projeto Bustour, de Menja Stevenson Imagem: Menja Stevenson

Da Universa

25/09/2018 16h54

Dos padrões mais simples a geométricos coloridos e berrantes, os assentos dos transportes públicos mundo afora são uma verdadeira fonte de inspiração para quem gosta de estampas – e a artista alemã Menja Stevenson sabe disso como ninguém. 

No projeto Bustour (passeio de ônibus, em inglês), ela traz essa referência para o mundo da moda e propõe reflexões não só artísticas como sociológicas. 

Veja também 

A ideia surgiu em 2008, quando Menja começou a jornada para convencer as empresas de transporte a doarem restos de tecido para serem transformados em peças comuns, como vestidos, bolsas e saias.

Esse processo durou cerca de três anos. "Não foi fácil costurar os vestidos, o tecido áspero e duro muitas vezes quebrou as agulhas", disse a artista. 

Em entrevista à "BBC", Menja explicou que, com o projeto, queria mostrar que essas estampas são parte do imaginário popular e que estão tão inseridas na rotina de uma cidade grande que muitas pessoas mal a percebem. 

"Muitas pessoas não perceberam a conexão quando me viram ao lado dos assentos. Algumas mais curiosas chegaram a conversar comigo, mas a maioria dos olhava timidamente e desviava", lembra.