Topo

Controle vaginal, orgasmo e mais prazer: como pilates e ioga melhoram sexo

Ioga pode te ajudar no orgasmo - iStock
Ioga pode te ajudar no orgasmo Imagem: iStock

De Universa

06/04/2023 04h00

Você sabia que a atividade física pode ajudar a sua sexualidade? Isso acontece porque se movimentar melhora todo o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e dando mais energia, pique e bem-estar.

Mas não é necessário suar a regata na aula de spinning ou se matar de correr no parque: só é preciso apostar em atividades relaxantes, como ioga, pilates, Tai Chi Chuan, alongamento e meditação.

Esses exercícios promovem:

  • o desenvolvimento sensorial,
  • a diminuição da ansiedade,
  • aumento da intimidade,
  • a descoberta de si mesma e do outro,
  • assertividade da comunicação,
  • favorecimento da sensualidade.

Maior consciência corporal

Práticas como ioga e pilates ampliam a percepção do funcionamento dos músculos, da respiração e da postura. Além disso, são atividades que trabalham algo primordial para uma vida sexual saudável: a autoestima. A aceitação do nosso próprio corpo nos liberta de padrões e exigências estéticas que a sociedade tenta impor.

Diminuição da ansiedade

As práticas relaxantes impactam positivamente no sexo porque ensinam as pessoas a respirarem direito: usando não só a parte peitoral, como a abdominal. Isso ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade.

A respiração correta também ajuda na melhora da frequência cardíaca e do relaxamento da musculatura, eleva a temperatura corporal e aumenta a irrigação dos tecidos e sua oxigenação, o que permite uma maior lubrificação vaginal.

A nova busca pelo orgasmo feminino: por que gozamos pouco?

Além disso, a maioria das mulheres respira de maneira rápida e superficial durante o sexo, segurando a respiração durante o orgasmo. A dica é respirar lenta e profundamente, o que tende a deixá-las cada vez mais excitadas.

Flexibilidade ampliada

Com exceção da meditação, as práticas da ioga, do pilates e exercícios de alongamento são incríveis para quem quer aumentar o repertório de posições sexuais ou ter mais fôlego e força na hora H. Isso porque trabalham toda a musculatura, a postura e a resistência. O resultado, na cama, acontece na forma de pernas e braços mais flexíveis e menos dificuldade para encarar posições complicadas ou incômodas.

E, embora seja uma prática muito associada à terceira idade, o Tai Chi Chuan é excelente para exercitar a força muscular e o equilíbrio, pois é uma arte marcial que utiliza o próprio corpo.

Mais concentração no momento

As atividades também ajudam a manter a conexão com o momento presente e impedem ou diminuem o fluxo desordenado de emoções e pensamentos negativos voltadas ao futuro, fazendo que a sua cabeça não voe para bem longe do quarto.

Para a mulher, a concentração é fundamental para atingir o clímax: a consciência de cada instante vivido durante o sexo, desde a excitação até as preliminares e a fase do orgasmo e da resolução, eleva o prazer da experiência. A meditação Mindfulness, em especial, é uma técnica que faz com que nosso organismo libere substâncias como a serotonina e endorfinas que aliviam o estresse e a ansiedade e trazem relaxamento e calma.

A importância de cada atividade para o sexo

Pilates: promove um maior controle de esfíncter anal e vaginal, melhora a respiração e pode aumentar a dopamina, neurotransmissor relacionado ao desejo sexual. Ainda trabalha com a flexibilidade, força e resistência, ajudando a permanecer numa posição por muito mais tempo e a dar e proporcionar mais prazer.

Ioga: assim como o pilates, o ioga melhora a respiração, a consciência corporal e o fortalecimento muscular. Algumas posições, especialmente, aumentam a irrigação sanguínea dos órgãos sexuais, as quais se tornaram conhecidas no Tantra Ioga.

Meditação: ao meditar, sentimos a presença do nosso corpo, o que é vital para começar a entender o prazer do sexo. Quando começamos a chegar perto do orgasmo, a respiração fica rápida e curta, deixando o corpo tenso. A meditação ensina a respirar profundamente, o que pode mudar nossa forma de sentir prazer. Perceber o que acontece quando respiramos e relaxar pode expandir o prazer.

Tai Chi Chuan: além de reduzir os sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, grandes vilões de uma vida sexual boa, a atividade permite aproveitar mais o momento da transa. Os movimentos aprendidos ensinam as pessoas a serem mais suaves no sexo e a desfrutarem de cada carícia.

Alongamento: reduz dores crônicas, melhora a função respiratória e proporciona bem-estar corporal.

Fontes: Iva Bittencourt, personal trainer de São Paulo; Felipe Kutianski, preparador físico e sócio do Brief Effort Club, do Paraná; Vanessa Kryss, terapeuta holística e mestre de ioga, de São Paulo; Roberto Debski, médico homeopata, psicólogo e master trainer em PNL (programação neurolinguística); Mariela Silveira, médica nutróloga especialista em terapia cognitiva e mindfulness do Kurotel - Centro Médico de Longevidade & Spa, em Gramado (RS)

Lubrificantes para experimentar

Lubrificante K-Med

Lubrificante Olla Sensations

Lubrificante KY

Lubrificante Jontex

Rodapé content commerce -  -