Topo

Largou a progressiva? Veja como recuperar os fios danificados e o que usar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marina Cassoli

Colaboração para Universa

02/08/2018 04h00

Antes soberana entre as brasileiras, a escova progressiva foi perdendo aos poucos o seu reinado. Cada vez mais mulheres assumem seus cabelos naturais -- ondulados, cacheados ou crespos -- e aquelas que ainda preferem domá-los passaram a adotar outros métodos de alisamento. Ainda assim, os danos do formol permanecem nos fios de quem decidiu fazer a transição capilar

Além de ter uso proibido como alisante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ser considerado cancerígeno pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), o formol desidrata os fios, elimina a flora bacteriana benéfica do couro cabeludo e promove a queda capilar. Cabelos com progressiva são brilhantes por fora, mas, com o passar do tempo, vão apodrecendo por dentro, sem que os danos sejam notados. Mas tratamentos intensivos e ativos hidratantes podem reverter o quadro.

Veja também

O dermatologista especializado em cosmiatria e tricologia Alberto Cordeiro, da clinica Horaios, de São Paulo, explica: "A escova progressiva estraga as moléculas da fibra capilar e forma uma capa que encobre os prejuízos desse fio. Assim, a pessoa acha que o fio está hidratado, mas na verdade, ele encobre todos esses prejuízos da quebra da fibra capilar que ele mesmo proporciona tanto no fio quanto na saúde do couro cabeludo".

E como recuperar os fios depois de tantos danos? “Se houver corte químico, que é quando o cabelo literalmente se quebra, a solução é cortar o cabelo. Nesse caso, nenhum componente vai resgatar a saúde do fio. Se não for tão grave, podemos tentar amenizar os danos hidratando os cabelos com produtos que contenham queratina, aminoácidos, óleo de argan, jojoba, óleo de coco e D-pantenol”, sugere o médico.

No salão

Se os fios estiverem danificados e você quiser dar uma acelerada na recuperação, o hairstylist Romeu Felipe recomenda tratamentos quinzenais no salão à base de queratina e aminoácidos, que ajudam a trazer de volta as vitaminas. Dependendo do estado do cabelo, há variações de três a seis passos que, combinados com o tratamento em casa, ajudam a devolver a saúde da fibra capilar.

Mas se o couro cabeludo estiver machucado ou houver grande queda dos fios, o ideal é procurar ajuda profissional de um tricologista.

Veja sugestões de produtos com hidrantes poderosos para recuperar os fios: