Topo

46% dos homens gays sofrem abuso do parceiro no relacionamento, diz estudo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

24/07/2018 16h04

Relacionamentos tóxicos são recorrentes em todos os tipos de casais e isso foi reafirmado em um estudo publicado pelo “The American  Journal of Men’s  Health”, que constatou que praticamente metade dos homens gays sofrem abusos do seus parceiros.

Rob Stephenson, que conduziu a pesquisa na Universidade de Michigan, afirmou que 46% dos homens gays entrevistados relataram terem sido vítimas de violência doméstica no último ano; incluindo todas as formas de abuso: violência física e sexual, abuso emocional e comportamento controlador.

Veja também

Para o estudo, foram entrevistados 160 casais, ou seja, 320 homens, nos Estados Unidos.

“Nós estamos acostumados com a representação de violência doméstica tendo uma mulher como vítima e um homem como agressor. Embora isso seja extremamente importante, existem outras formas de abuso em todos os tipos de relacionamentos”, diz Rob.

Outro risco apontado pelo pesquisador foi a transmissão de HIV. Rob usa o argumento de que o desequilíbrio de poder nas relações entre homens gays faz com que as vítimas de abuso “possam ter pouco ou nenhum controle sobre o uso do preservativo”.

Além disso, a homofobia também foi apontada como responsável por impulsionar esse tipo de comportamento.

“O estresse de lutar por sua orientação sexual pode levar um homem gay a praticar abuso físico ou emocional com seu parceiro”, concluiu.