Estudo afirma que casamento faz com que as pessoas fiquem menos agradáveis
Toda roda de amigos tem aquela pessoa que casou e acabou se afastando do grupo e de acordo com um estudo publicado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, isso tem um motivo.
A pesquisa, que analisou 169 casais heterossexuais nos primeiros 18 meses após o matrimônio, concluiu que os pares se tornaram menos agradáveis e sociáveis ao longo do tempo.
Veja também
- Ex-namorados cumprem pacto de se casarem aos 40 se estivessem solteiros
- Noiva dá susto em companheiro que estava nervoso pelo dia do casamento
- Filha de 4 anos quase destrói casamento dos pais ao achar "sutiã" no carro
A cada seis meses de casamento, os estudiosos solicitaram que os casais avaliados avaliassem cinco traços: extroversão, abertura a experiências, conscienciosidade, agradabilidade e neuroticismo; considerados pelos psicológicos como os aspectos definidores de sua personalidade.
Dois lados da balança foram mostrados pela pesquisa. Em um deles, os homens mostraram estar mais conscientes ao desempenhar o papel de “marido” e as mulheres demonstraram sentir menos ansiedade, pensamentos depressivos e raiva. Já o outro lado afirmou que ambos ficaram menos extrovertidos e, consequentemente, agradáveis.
“Os padrões de mudança que observamos sugerem que há algo sobre a transição para o casamento em si, em vez de outros fatores, como ficar mais velho ou ficar com seu parceiro por mais tempo. O período de recém-casado pode ser marcado por mudanças ainda maiores do que pensávamos anteriormente”, disse Justin Lavner, autor do estudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.