Topo

Estudo afirma que casamento faz com que as pessoas fiquem menos agradáveis

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

19/07/2018 14h41

Toda roda de amigos tem aquela pessoa que casou e acabou se afastando do grupo e de acordo com um estudo publicado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, isso tem um motivo.

A pesquisa, que analisou 169 casais heterossexuais nos primeiros 18 meses após o matrimônio, concluiu que os pares se tornaram menos agradáveis e sociáveis ao longo do tempo.

Veja também

A cada seis meses de casamento, os estudiosos solicitaram que os casais avaliados avaliassem cinco traços: extroversão, abertura a experiências, conscienciosidade, agradabilidade e neuroticismo; considerados pelos psicológicos como os aspectos definidores de sua personalidade.

Dois lados da balança foram mostrados pela pesquisa. Em um deles, os homens mostraram estar mais conscientes ao desempenhar o papel de “marido” e as mulheres demonstraram sentir menos ansiedade, pensamentos depressivos e raiva. Já o outro lado afirmou que ambos ficaram menos extrovertidos e, consequentemente, agradáveis.

“Os padrões de mudança que observamos sugerem que há algo sobre a transição para o casamento em si, em vez de outros fatores, como ficar mais velho ou ficar com seu parceiro por mais tempo. O período de recém-casado pode ser marcado por mudanças ainda maiores do que pensávamos anteriormente”, disse Justin Lavner, autor do estudo.