Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Príncipe Louis é batizado na Capela Real nesta segunda em Londres; veja

da Universa em São Paulo

09/07/2018 12h38

O príncipe Louis de Cambridge, caçula do príncipe William e da duquesa Kate, foi batizado nesta segunda (9) na Igreja Anglicana, da qual sua bisavó, a rainha Elizabeth, é a líder.

A cerimônia aconteceu por volta do meio-dia (16h, no horácio local) na Capela Real do palácio de St. James, em Londres, e foi conduzida pelo Arcebispo de Canterbury. 

Veja também 

Kate escolheu um vestido Alexander McQueen e chapéu Jane Taylor para a celebração, enquanto Meghan está de Ralph Lauren e chapéu Stephen Jones.

Presenciaram a cerimônia o príncipe Charles e Camilla, a duquesa da Cornualha; o príncipe Harry e Meghan, a duquesa de Sussex; Carole e Michael Middleton, os pais de Kate; Pippa Matthews (ex-Middleton) e o marido, James Matthews, a irmã e o cunhado de Kate; além de seu irmão, James Middleton. A lista ficou completa com os padrinhos e seus cônjuges.

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip não compareceram à Capela Real. A decisão, segundo a revista americana "People" foi tomada de comum acordo com William e Kate e pode estar relacionada ao cronograma intenso de compromissos da monarca.

No início desta manhã, o palácio de Kensington adiantou, conforme o protocolo, os nomes de padrinhos e convidados para a ocasião.

Entre os padrinhos do irmão de George e Charlotte estão:

  • Nicholas van Cutsem, amigo pessoal do príncipe William e filho de Hugh van Cutsem, amigo do príncipe Charles;
  • Guy Pelly, amigo de adolescência de William e Harry;
  • Harry Aubrey Fletcher, amigo de infância de William e filho de Sir Henry Aubrey-Fletcher, representante direto da rainha na região de Buckinghamshire; 
  • Lady Laura Meade, mulher de James Meade, amigo de William e padrinho da princesa Charlotte;
  • Hannah Carter, amiga de infância de Kate;
  • Lucy Middleton, prima da duquesa de Cambridge.

Detalhes do ritual tradicional

Ainda segundo o palácio, o príncipe foi batizado com o Robe Real de Batismo, feito de renda fina do tipo Honiton e cetim branco. A peça foi criada em 1841, para o batizado da filha mais velha da rainha Victoria, que levou o mesmo nome da mãe.

Desde então, o mesmo traje foi usado para todos os batizados reais, inclusive o da própria rainha. A partir de 2008, com o batizado do neto da rainha, James, Visconte Severn, filho do príncipe Edward, a réplica substituiu o original a pedido de Elizabeth 2ª, para preservar a peça.

Charlotte e George, por exemplo, usaram o robe. Veja:

Louis ainda recebeu a benção na Lily Font, a pia batismal criada também a pedido da rainha Victoria para a cerimônia de sua primogênita e que é outra tradição dos batizados reais. Segundo informações do jornal britânico "The Express", não comentadas pela coroa, o príncipe foi ungido com água do rio Jordão, o mesmo em que Jesus foi batizado de acordo com a Bíblia.

Fotos a serem divulgadas do príncipe Louis e da família serão feitas pelo fotógrafo Matt Holyoak, responsável pelos retratos oficiais da rainha e do príncipe Philip de 2017, quando se comemorou o 70º aniversário de casamento dos dois.

As imagens serão registradas na Clarence House, residência oficial do príncipe Charles, após a celebração.

Além disso, o duque e a duquesa de Cambridge escolheram dois hinos, "O Jesus, I Have Promised" e "Lord of All Hopefulness"; dois textos bíblicos "Marcos 10: 13-16" e Efésios 3: 14-19", que serão lidos por Lucy Middleton e Guy Pelly, respectivamente; e duas canções tradicionais — a primeira inglesa e a segunda galesa — "This is the Day Which the Lord Hath Made" e "Suo Gân", para a ocasião.

Ambas foram executadas pelo Coral de Sua Majestade. 

Além do Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, estava presente também na condução dos ritos o Decano da Capela Real, Reverendo Lord Chartres e o Sub-Decano, o Reverendo Paul Wright.