Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Menina de 17 anos treina com a Nasa para participar da 1ª viagem a Marte

Alyssa Carson é de Louisiana, nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook
Alyssa Carson é de Louisiana, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Facebook

Da Universa

06/07/2018 11h21

Desde os três anos, quando Alyssa Carson viu o espaço em um desenho animado, seu maior sonho é ser astronauta. Achou pouco? Ela também quer ser a primeira pessoa da Terra a pisar em Marte. 

Pois hoje, aos 17 anos, a norte-americana está sendo treinada pela Nasa para embarcar em uma missão que decola em 2033 pela primeira vez em direção ao quarto planeta do Sistema Solar. 

Veja também 

Para que Alyssa participasse do treinamento – que inclui simulações de decolagem, pilotagem de foguetes e técnicas de sobrevivência no espaço – a agência abriu uma rara exceção, já que só aceita candidatos com mais de 18 anos em seus programas. 

"Muito agradecida por participar dos testes de saída do traje espacial em uma verdadeira cápsula Orion. Obrigada à incrível equipe e a todos os envolvidos. Não posso esperar até a próxima!", escreveu, ao publicar fotos de um treinamento, em abril. 

Além da preparação para a missão, Alyssa participa de eventos e faz palestras para incentivar jovens, especialmente mulheres, a se envolverem com ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Em entrevista à "Teen Vogue", a adolescente disse que depois da missão, quando voltar à Terra com o sonho realizado, quer se tornar "professora ou, quem sabe, presidente dos Estados Unidos".