Topo

Penteado de Barbie negra causa polêmica em rede social e divide fãs

Da Universa

03/05/2018 14h18

A tentativa de colocar a boneca mais famosa do mundo no debate sobre inclusão causou dor de cabeça na Mattel. Em um post recente, o perfil oficial da Barbie no Instagram coloca três bonecas lado a lado: duas brancas com cabelos lisos e presos e uma negra, com um penteado mais ousado.

O side cut e os fios loiros da boneca negra causaram um enorme debate nos comentários da foto. Para muitos internautas, retratar a boneca negra com um penteado considerado exótico seria um gesto de segregação e enfatizaria uma imagem negativa em relação às mulheres negras.

Veja também

Em reação a isso, muitos outros internautas, entre negros, brancos e não identificados, colocaram panos quentes na discussão e disseram que não era possível inferir agressão, racismo ou falta de sensibilidade da marca por conta de um penteado. Muitos lembraram que o estilo da boneca foi febre entre as mulheres negras nos anos 80 e hoje é considerado um dos vários “penteados afro”.

Por enquanto, a marca não se pronunciou sobre a discussão, nem retirou a foto do perfil. O debate, no entanto, conta com mais de 47 mil comentários.