Topo

Bolívia estampa imagem de guerreira indígena em nota pela primeira vez

Gregoria Apaza - Reprodução/Instagram
Gregoria Apaza Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa com AFP

11/04/2018 12h35

A Bolívia colocará em circulação uma nova nota de 10 bolivianos ainda este mês. Na cédula, a imagem estampada será a de Gregoria  Apaza, uma mulher indígena que lutou contra a coroa espanhola no país. A foto da heroína substituirá a imagem do pintor Cecilio Guzmán de Rojas.

A nova face do dinheiro tem o intuito de valorizar a cultura indígena e seus líderes, e foi idealizada pelo presidente Evo Morales — ele é descendente de índios aimará.

Veja também

Gregoria e o irmão, Túpac Amaru, lideraram uma das rebeliões mais longas contra o Império Espanhol no Alto Peru, região que envolve a Bolívia e parte do Peru, no início da década de 1781. 

É a primeira vez que uma heroína indígena é estampada em uma nota de dinheiro na Bolívia, apesar de outro nativo já ter sido homenageado. Em 1984, época de hiperinflação, o desconhecido estampou a cédula de 100 mil pesos bolivianos. "Neste ano, começaremos a emitir a nova família de notas", anunciou Raúl Mendoza, assessor do Banco Central, em audiência pública de prestação de contas da entidade.

A partir do ano que vem, serão impressas outras notas valorizando figuras indígenas.