Topo

6 assuntos sobre os quais você ganha mais ficando quieto no trabalho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

09/02/2018 04h00

Você até pode ter a impressão de que o trabalho é a sua segunda casa, já que passa a maior parte do dia lá. No entanto, por mais que a empresa seja despojada, é preciso manter uma postura profissional e discrição sobre alguns assuntos e opiniões.

Veja a seguir seis coisas sobre as quais é melhor não conversar com os colegas.

Leia mais

Salário

É prudente que apenas o chefe e o responsável pela folha de pagamento saibam o valor dos seus rendimentos. Primeiramente, porque muitas empresas não têm plano de carreira bem estruturado, com cargos e salários definidos. Se for o caso da sua, pode acontecer de um colega com a mesma função receber - sabe-se lá por quais motivos - um salário inferior ao seu.

“Em segundo lugar, lembre-se de que as pessoas julgam umas às outras pelo salário que recebem sem ao menos ter noção sobre questões financeiras, formação profissional, habilidades, compromissos, etc. É uma informação muito pessoal, que deve ser preservada”, diz Lívia Marques, coach e psicóloga organizacional.

Perspectivas de carreira

Seu chefe lhe comunicou a portas fechadas que, em breve, você vai receber uma promoção e/ou um aumento substancial de salário? Bico calado, meu bem. Guarde a informação apenas para si e espere que as promessas, de fato, concretizem-se para contar a alguém.

“A notícia pode ir parar nos ouvidos de um colega que deseja a mesma coisa. Vai que ele tente impedir você de alcançar sua meta?”, fala Bruno Almeida, psicólogo clínico e organizacional, especialista em desenvolvimento de carreira e idealizador do projeto “Superando Desafios”.

Detalhes sobre seus relacionamentos

Evite expor situações e comportamentos ocorridos com a família, o par, “crushes” ou amigos. Por mais que a história seja engraçada, contenha-se.

“Além da exposição desnecessária de alguém que não está presente para contar a própria versão dos fatos, seus colegas poderão se sentir inseguros em relação ao que você pode comentar sobre eles com os outros”, diz a coach de carreira e liderança Claudia Deris.

Problemas familiares

Se está enfrentando uma separação conjugal, lidando com o envolvimento de drogas de um filho ou sofrendo com a doença grave do pai ou da mãe, evite comentar na empresa. Os colegas de trabalho não são terapeutas, e a sua cadeira não é um divã.

Além de tomar um tempo importante seu e dos outros, falar sobre essas questões lhe coloca em uma posição vulnerável à ação de pessoas mal-intencionadas, que poderão usar o que sabem contra você.

“Sem contar que o chefe ainda poderá lhe ‘poupar’ de tarefas mais desafiadoras ou mesmo de uma promoção, imaginando que você não está bem o suficiente para aceitá-las”, fala a coach Carmem Zara, coautora do livro “Como Usar o Cérebro para Passar em Provas e Concursos” (editora Impetus).

Ressaca

Virou a noite com os amigos, bebeu todas e chegou no escritório com aquela baita ressaca? Disfarce o máximo que puder. Contar o motivo do mal-estar só vai passar uma imagem de descaso e falta de comprometimento com o trabalho.

Além disso, como seus colegas irão confiar a você alguma tarefa que exige atenção redobrada sabendo da sua condição? Diga apenas que sente uma leve dor de cabeça e só.

Opiniões sobre política e religião

Conversar sobre política e religião pode ser muito penoso em diversos ambientes, mesmo em uma descontraída mesa de bar, e não é diferente no ambiente profissional.

“Muitas vezes, é melhor se desviar de determinados temas do que discutir com alguém que passa bastante tempo com você”, afirma Fernanda Schröder Gonçalves, gerente nacional de carreiras do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

“Tome cuidado com o que fala sobre gênero, religião, raça e idade, pois algumas coisas podem ser usadas contra você e consideradas crime”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreiras da Outlieers Carriers, de São Paulo.

E nada de se exaltar caso alguém emita uma opinião diferente da sua, ok? Você não mudará suas ideias por influência de ninguém, portanto, não busque mudar a cabeça do outro.