Topo

Com esclerose múltipla, atriz Ana Beatriz fala sobre medo do preconceito

Atriz Ana Beatriz Nogueira como Néia de "Rock Story" - Divulgação/TV Globo
Atriz Ana Beatriz Nogueira como Néia de "Rock Story" Imagem: Divulgação/TV Globo

Do UOL

04/02/2018 12h19

Atriz com carreira consolidada há 32 anos e uma das melhores de sua geração, Ana Beatriz Nogueira revelou que sofre de esclerose múltipla há nove anos em entrevista para colunista Patrícia Kogut do jornal “O Globo”, neste domingo (4).

A artista descobriu a doença em 2009, quando estava gravando a novela “Caminho das Índias” de Glória Perez, após três surtos que envolveram a perda de visão. 

Veja também

“O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar ‘café com leite’ na vida. Mas quem controla a vida?”, questiona a atriz, que em abril estreia a peça “Mordidas”, de Miguel Falabella, além de integrar o time de "O Sétimo Guadião", novela das nove de Aguinaldo Silva.

Ana Beatriz procurou ajuda médica e passou três dias no hospital em pulsoterapia (recebendo altas doses de cortisona por via venosa). O exame deu positivo para esclerose múltipla, mas o médico não acreditou e preferiu investigar. Ela passou por “300 exames” de vista e nada foi concluído. Em novembro de 2009, ela foi atendida por um neurologista após uma nova crise.

“Todos os três (e únicos) surtos que tive foram visuais. O último se mostrou o mais angustiante: eu realmente não enxergava nada. Mas, àquela altura, ainda bem, tinha encontrado uma médica que fez o diagnóstico definitivo.”

Medo

A atriz ficou em choque e acreditava que ali seria seu fim. “Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando ‘somem os tapetes vermelhos’, que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu.”

A médica acalmou Ana Beatriz e disse: “’Você tem esclerose múltipla, uma doença autoimune que não tem cura e pode ser incapacitante. Mas a sua é na forma branda, o prognóstico é muito bom e você pode controlar isso e morrer de tijolada.’” Ela decidiu sair da cama e seguir em frente como tem feito. Desde da descoberta, a atriz já fez oito novelas. “De lá para cá, nunca trabalhei tanto na vida”, conta.

Amigos próximos, entre eles Patrícia Pillar, Denise Bandeira, Zélia Duncan, Malu Mader e Luiz Henrique Nogueira, aprenderam a aplicar a injeção de imunomodulador a qual Ana precisa para nunca mais ter surtos. “A gente treinava dando agulhada em laranjas”, disse ela aos risos.

De acordo com a reportagem, a decisão de tornar pública sua condição é fruto de um processo. Durante anos, temeu o preconceito. Só o círculo restrito de amigos, o irmão Gustavo, uma tia, Helô, e Carlos Henrique Schroder (diretor geral da Globo) e Monica Albuquerque (responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Artístico na emissora) sabiam e a apoiavam. Com a doença sob controle, concluiu que poderia ajudar a “combater a ignorância, o maior perigo de todos”.