Tipo de bebida afeta o tesão? 6 mitos e verdades sobre beber e transar

Um drinque aqui, outro ali, o clima esquenta e o casal acaba na cama. O álcool pode até ajudar os mais retraídos, soltando um pouco as amarras e a imaginação. Mas também pode atrapalhar um bocado a hora da transa. Listamos aqui algumas verdades e mentiras sobre essa combinação.

1 - Dá mais tesão

Verdade. Desde que seja em pouca quantidade. Em doses maiores, o efeito pode ser justamente o contrário. A pessoa fica meio sedada, e o tesão vai embora. O álcool age como um depressor do funcionamento do sistema nervoso central, por isso não é de se estranhar que a gente tenha os reflexos mais lentos e sonolência, ao beber além da conta. Quem é que consegue transar bem assim?

2 - O tipo de bebida influencia na excitação

Mito. Você pode ter ouvido que uma bebida ou outra é mais afrodisíaca, mas a influência é praticamente nula. O que conta é a quantidade de álcool naquele drinque.

3 - Melhora o desempenho sexual

Mito. Dependendo da quantidade ingerida pode piorar a performance. O homem pode ter impotência e a mulher, não conseguir chegar ao orgasmo, por estar sedada. O álcool em excesso influencia na capacidade de focar no ato sexual, prejudicando a ereção e a lubrificação. Vale lembrar, ainda, que a bebida não funciona para retardar a ejaculação precoce. Agora, em pequenas quantidades, pode ajudar a pessoa a se sentir menos ansiosa e mais solta na hora H.

4 - O álcool faz as pessoas fazerem coisas que não fariam

Verdade. Se ela estiver desinibida, isso pode acontecer. O grande problema, porém, é o alto risco de fazer algo de que vai se arrepender depois, como não usar camisinha. Não vale a pena se liberar loucamente para depois amargar um arrependimento, seja por uma gravidez indesejada ou por contrair uma doença sexualmente transmissível. Perder o senso crítico nessas horas é perigoso.

5 - Homens e mulheres reagem de maneira diferente

Mito. Os efeitos de princípio são os mesmos: na primeira dose, a pessoa fica mais solta e eufórica. Passa por outras fases, como a instabilidade emocional, até chegar à intoxicação. O que diferencia, no entanto, é que as mulheres são mais sensíveis ao álcool do que os homens, por uma razão fisiológica -elas absorvem mais álcool por terem, no estômago, um volume menor da enzima desidrogenase alcoólica, que degrada a substância. Mas ser tolerante à bebida não é vantagem, porque aumentam as chances de se tornar alcoólatra, já que é preciso doses maiores para se embriagar. Aliás, a tolerância ao álcool é um dos sinais de alerta de que a pessoa está se tornando dependente.

Continua após a publicidade

6 - Pode dar mais coragem para pedir o que você gosta

Verdade. Como o álcool contribui para que a pessoa fique desinibida, os desejos que ficam guardados pela timidez podem ser revelados, a pessoa se liberta de muitas amarras. Mas o dia seguinte pode ser complicado, dependendo do fetiche em questão. Especialistas dizem ser comum o casal, por exemplo, fazer vídeos durante o sexo, enquanto estava sob efeito do álcool, mas se arrepender depois.

Fontes: Amanda dos Anjos Corrêa, psicóloga; Marcelo Felipe, terapeuta comportamental e diretor clínico do Grupo Rendição (tratamento de alcoolistas e dependentes químicos), e Mário Rodrigues Louzã Neto, médico psiquiatra.

Deixe seu comentário

Só para assinantes