Topo

Como usar bolsa de palha, que promete ser hit no verão não só na praia

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

29/11/2017 04h00

A bolsa de palha promete ser o acessório hit do verão 2018. Mas você sabia que, nos anos 1970, Jane Birkin não desgrudava da sua e a usava em todo tipo de ocasião? 

A bolsa era, na verdade, uma cesta de piquenique e, por isso, difícil de colocar nos compartimentos de bagagem de aviões -- o que inspirou a criação da bolsa Birkin, da Hermès. Mas Jane catapultou a bolsa de palha ao status de item fashion: antes restrito à praia e ao campo, o acessório passou a ser visto também nas ruas.

"Usada em um contexto mais urbano, a bolsa de palha transmite ousadia, criatividade e personalidade", explica a consultora de imagem e personal stylist Ana Aoun. Ela lembra que o acessório evoluiu bastante, tanto em formatos como em cores, além de ganharem detalhes como pompons e iniciais. Confira algumas ideias de produções para usar com os mais diferentes modelos:

Veja também

 

Cesto para uma produção à la Birkin

A it-girl francesa Jeanne Dammas apostou em um visual bem Jane Birkin com jeans boca de sino, espadrilha e camiseta básica, finalizando com bolsa-cesto. "Para quem não abre mão do combo básico jeans e camiseta, a bolsa pode entrar como elemento surpresa -- e virar protagonista, fazendo com que o look não passe despercebido”, comenta Ana.

Com iniciais para look exclusivo

As bolsas de palha com as iniciais viraram febre entre celebridades e fashionistas. Quanto mais personalizada a bolsa, mais exclusivo será o look. Sabrina Sato escolheu um modelo grande com alça de mão e pompons:

Com bolinhas e amarrações

Olivia Palermo já foi vista muitas vezes com sua bolsa de bolinhas feitas de palha e amarrações. A it-girl adora combinar o modelo grande com looks que deixam suas pernas à mostra.

Bolsa colorida com cores neutras

A blogueira Thássia Naves usou bolsa colorida com vestido preto de renda. "Por ter composição natural e ser mais artesanal, a bolsa acompanha de forma bem adequada peças de tecidos mais fluidos e leves”, observa Ana.

Com vestido estampado

"Nas estações mais quentes, a bolsa de palha fica bem com vestidos -- principalmente os de cores mais quentes ou com estampas atuais, como o xadrez, floral e poá. Acompanhados de rasteiras, compõem looks cheios de leveza e frescor”, diz Ana. A blogueira Camila Coutinho apostou em uma bolsa redonda com um vestido estampado:

Com alfaiataria e camisas

Segundo Ana, alfaiataria e camisaria ganham pegada mais “fun” quando combinadas com um acessório de palha -- quebrando a seriedade, mas não deixando necessariamente de ser elegante. Para isso, basta optar por modelos mais estruturados e sóbrios.

Com jeans

A modelo Emily Ratjakowski mostra que uma combinação de short jeans com regata branca e quimono estampado fica linda com a bolsa de palha: