Topo

55% das brasileiras não gostam de menstruar todo mês, aponta pesquisa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

27/11/2017 10h33

Menstruação ainda é assunto tabu e repleto de particularidades entre cada mulher. Uma pesquisa do Datafolha, realizada pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), em parceria com a Bayer, revela que quando o assunto é o sangramento, as brasileiras querem ter mais controle de quando e como ele vai ocorrer.

Veja também

Segundo a entrevista realizada com 2.004 mulheres de oito capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), entre 18 aos 35 anos, 89% se sentiriam confortáveis em poder decidir quando menstruar.

85% das mulheres menstruam todo mês. Delas, 55% declararam que não gostam disso, principalmente porque sentem incômodo e desconforto (52%) e tem muita cólica (46%). Além disso, 20% relatam ficar muito irritadas, 7% apontam que o sangramento acontece em excesso e 4% que atrapalha a rotina.

45% revela que gosta de menstruar para “se sentir saudável” (39%), pelo fato de considerarem algo natural (25%), entenderem que isso indica que não estão grávidas (24%) e enxergarem como uma forma de limpar o corpo (10%).

Como interromper

Entre os 15% restantes, que não menstruam todo mês, os principais motivos apontados são o uso de medicamentos para não menstruar (32%) ou de pílula sem interrupção (17%) e ciclo irregular (11%); presença de ovários policísticos, com cistos ou miomas (10%) e uso de injeção hormonal (9%).

“Existem diversos métodos que podem manipular o ciclo menstrual ou fazer com que seja interrompido, evitando, consequentemente, sintomas da TPM, oscilações de humor e cólica forte, melhorando a qualidade de vida da mulher. Lembrando que deve haver uma avaliação de cada caso pelo ginecologista, para que sejam definidas as melhores opções de acordo com o cenário”, afirma o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz.

Quando incomoda mais?

Outro dado curioso da pesquisa é que a situação que mais incomoda as mulheres quando estão menstruadas são ir à praia ou piscina (68%), ter relações sexuais (57%), praticar esportes ou atividades físicas (44%) e ir a festas ou encontros sociais (30%).