Tem data certa para montar a árvore de Natal? Veja quando e como decorá-la

Há lojas que começam a se preparar para a data no fim de outubro. Também tem aquela amiga ansiosa pela chegada das festas que arruma a sala no início de novembro. E há quem deixe para a última hora.
Afinal, existe hora certa de montar a árvore de Natal?
Veja também
- Tendência de decoração: abacaxis são as novas árvores de Natal. Inspire-se
- Árvores de Natal diferentes incrementam a decoração da casa
- Árvore de Natal de coxinha é criada no Recife e conquista a internet
- Ainda não decorou? Veja 8 ideias de enfeites descolados para o seu Natal
Sim! Como o Natal é uma festa cristã, a decoração tradicionalmente é parte dos rituais religiosos. "A data correta para montar a árvore de Natal é no [primeiro] dia do Advento, que, neste ano, é celebrado no dia 3 de dezembro", explica a expert na festa Cecilia Dale, fundadora da rede de lojas que leva seu nome.
É importante lembrar que a data é móvel, ou seja, o primeiro dia do Advento varia de ano para ano. Para descobrir quando o dia cai, é só olhar no calendário e contar qual é o primeiro domingo quatro semanas antes do Natal. Mas nada impede também uma decoração mais adiantada ou atrasada, de acordo com a empolgação do dono da casa.
As cores da árvore têm que combinar com o ambiente?
O tradicional mix de vermelho e verde se espalha facilmente por outros aspectos da decoração. Mas nada impede que você invista em outros tons para compor a sua própria paleta, indica Cecilia. Um dos tons em alta em 2017: O dourado.
Apostar na combinação das cores que você adotar para a árvore na montagem da mesa, por exemplo, pode ser uma saída prática para obter um visual harmônico. Outra dica: se ater até a três tons evita que a arrumação fique muito confusa.
"[Dá para] escolher a decoração de Natal pensando no significado das cores. O dourado, por exemplo, simboliza a generosidade — um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus foi ouro, além de incenso e mirra — e, também, a presença do divino na vida das pessoas", explica Cecilia.
Nada disso quer dizer que você não possa ousar na criatividade. "O Natal tem que ser farto, alegre, cheio de fantasias. Então, para a árvore, o ideal é apostar em vários [tipos de] enfeites diferentes", diz.
Está em alta na decoração de Natal...
Árvore, guirlanda e centro de mesa são alguns itens clássicos para preparar a casa para esta época. Mas há alguns objetos que ajudam a inovar.
Cecilia conta que as bolas de vidro recheadas com luzes de LED são uma novidade das festas de 2017 — que podem ser adaptadas para a sua casa. É possível colocar as luzes dentro de um bowl e usar como centro de mesa, por exemplo, ou usar o próprio enfeite para compor o seu arranjo.
"Se você tem criança em casa, é legal fazer uma decoração incluindo os brinquedos dela, seja através de bichinhos ou algum boneco específico. Fica legal e criativo", sugere ainda Cecilia. Apostar em elementos divertidos e lúdicos, no entanto, não é só para crianças. Há enfeites em forma de docinhos, ursos, frutas que podem ser incorporados à sua decoração para deixá-la mais descontraída.
Estes recursos também podem servir de lembrancinha para os convidados de um jantar nesta época. Vale deixar um biscoitinho, mini panetone ou até enfeite de árvore para quem passar pela sua casa, é um jeito fácil de presentear.
Quer fugir da estética do Polo Norte na hora de comemorar as festas na sua casa? "Aqui funciona usar uma paleta mais rústica, como ramos, juta, galhos, enfim, elementos naturais misturados às cores neutras, como o creme e branco, e também, produtos artesanais. O Papai Noel mora no Polo Norte, não tem como “tropicalizar” essa lenda. Mas a árvore não necessariamente precisa ter neve e elementos remetendo ao frio", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso