Topo

Mancha na pia da cozinha? Como limpar sujeiras em granito, inox e resina

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcelo Testoni

Colaboração para o UOL

03/11/2017 04h00

Granito, aço inox e bancadas que misturam pedras naturais e resina acrílica precisam de métodos de limpeza diferentes. A seguir, confira dicas e soluções caseiras para colocar em prática após sujar a pia cozinhando ou na tentativa de reverter pequenos deslizes do dia a dia.

1. Gordura e molho de tomate

Granito: Respingos novos saem com partes iguais de água morna e suco de limão e os endurecidos com pastas à base de ácido cítrico. Esses líquidos penetram na pedra, dissolvem as manchas e as chupam para a superfície, facilitando sua remoção com pano molhado em detergente neutro.

Aço inox: Dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em 250 ml de água quente e borrife a solução para derreter o grude. Para não riscar o metal, nunca esfregue esponjas de aço, utensílios com pontas afiadas ou produtos com soda cáustica. Depois, passe um pano umedecido em detergente para remover a sujeira amolecida e outro seco para dar brilho.

Resina: Material menos poroso que o granito, deve ser limpo apenas com detergente neutro e água. Porém, se estiver sujo há bastante tempo pode se usar saponáceo cremoso ou líquido. Esfregue esse produto com a parte áspera da esponja e depois enxágue.

Veja também:

2. Vinho e café

Granito: Os escuros são mais resistentes a essas bebidas, que podem ser removidas com 2 colheres de sopa de água e 1 de bicarbonato de sódio. Depois que formar uma pasta com consistência de creme de leite, aplique sobre a mancha, cubra com plástico filme e deixe agir por 24 horas. No dia seguinte, lave com água e detergente e repita a tática se necessário.

Aço inox: Em meio copo de água quente, esprema 1 limão e deixe agir sobre os pontos oxidados por 10 minutos. Se quiser, troque a fruta por 2 colheres de vinagre de maçã. Depois passe um pano com álcool para devolver brilho natural ao metal.

Resina: Se as manchas forem novas, limpe com água morna e detergente. Já as mais escuras e antigas pedem produtos de limpeza à base de amônia. Evite usar limpa-vidros, porque eles criam uma camada de cera que se for muito grossa pode tornar a superfície opaca.

3. Marcas de copo molhado

Granito: O que mancha são os minérios da água empoçada na pedra por muito tempo. Para limpar, esfregue uma escova com cerdas duras ou pano umedecido em detergente neutro ou sabão de coco. Depois, enxágue com um pouco de água e seque com uma flanela macia.

Aço inox: No metal, o que mancha é o cloro da água. Por isso, após lavar a bancada com bastante água corrente, seque-a com um pano embebido em álcool. Em seguida, derrame uma colher de sopa de azeite ou de vaselina líquida em um pano seco e esfregue em círculos até formar uma fina camada de proteção contra manchas.

Resina: Pingue ácido clorídrico e deixe agir por, no máximo, um minuto para não desbotar ou corroer o material. No momento da aplicação, cuidado com a roupa e o pano de prato, pois o produto mancha. Lave com água e detergente neutro e seque com um pano.

4. Ferrugem

Granito: Esfregue no local oxidado a metade de um limão e logo depois passe um pano molhado em água e detergente neutro para que a acidez concentrada da fruta não manche outras partes da pedra que estão boas. Se isso acontecer, passe de leve a lixa de unha.

Aço inox: Como o sal corroí, evite derramá-lo por cima desse metal. Se manchar, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato e 2 de álcool e esfregue de leve com uma escova. Se riscar, pingue algumas gotas de fluído de isqueiro e dê uma polida com pano seco.

Resina: Se a área enferrujada for pequena, corte uma batata ao meio e a esfregue diretamente no local. É possível utilizar solventes na limpeza, porém, apenas os que não tenham na fórmula diclorometano: o produto mancha para sempre superfícies desse tipo.

5. Tinta, graxa e esmalte

Granito: Apenas esfregue um pano umedecido em água oxigenada de 12 volumes. Se a tinta secou faz tempo, deixe agir por algumas horas. Lixar em casa só é indicado se a mancha não for muito profunda, do contrário é preciso chamar um profissional.

Aço inox: Se não sair esfregando uma buchinha molhada em álcool, provavelmente será preciso aplicar um removedor ou limpador de fogão à base de amônia. Esses produtos são tão fortes que amolecem até mesmo as manchas de graxa sem danificar o metal.

Resina: Respingos devem ser absorvidos antes com papel toalha ou algodão. Só depois lave com água morna e detergente neutro. Marcas de esmalte e caneta permanente saem com algumas gotas de acetona ou álcool. Esfregue-as de leve com uma escova dental. 

Fontes: Paulo de Almeida, proprietário da Limper, Silestone®, Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Marmoraria Uchoa e Alonso Mármores