Topo

Alice Caymmi critica "discurso reacionário" de prima sobre Turma da Mônica

Alice Caymmi - Reprodução/Instagram
Alice Caymmi Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 15h54

Alice Caymmi não poupou críticas à sua prima, Stella Caymmi, em sua fanpage nessa sexta (20). A cantora, indignada com a declaração de Stella sobre "ideologia de gênero" nos gibis da Turma da Mônica, se posicionou sem pesares e saiu em defesa de pessoas trans e LGBTs: "Roupa suja se lava em casa, mas quando qualquer discurso reacionário é proferido por pessoas da minha família, devo me pronunciar".

Alice Caymmi - @alicecaymmi - @alicecaymmi
Post de Alice no Facebook
Imagem: @alicecaymmi

"O sobrenome acaba sendo como uma marca que carrego comigo e que de certa forma cria estigmas. Deixo desde já muito claro que não compactuo com esse discurso. Não só não compactuo como abomino. Meu grande pedido de desculpas a todas as pessoas trans e todxs xs gays que iluminam nosso país com sua graça e disposição para mudar as coisas", escreveu.

Leia também

O que acontece é que Stella, filha de Nana e neta de Dorival, defende que as histórias em quadrinhos da Mônica e do Cebolinha vêm, e já faz tempo, “incutindo a ideologia de gênero nas nossas crianças”. “As historinhas tentam fazer a cabeça delas, tudo é feito subliminarmente”, declarou à coluna "Gente Boa", da jornalista Cleo Guimarães no jornal O Globo

A discussão iniciada por Stella, jornalista, biógrafa e pesquisadora da música brasileira, começou quando a própria postou no Facebook um quadrinho em que Mônica defende para Magali que meninas também poderiam ter “torneirinha” e continuar sendo meninas. “Infâmia!", escreveu.