Topo

Pílulas X alimentação: o que vale mais a pena quando o assunto é beleza?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

20/10/2017 04h00

Para pele, unha, cabelo ou qualquer outro fim estético, existem hoje nas farmácias inúmeros produtos prontos que prometem a beleza. É comum conhecer alguém --ou você mesmo-- que tenha pelo menos uma, duas, três --ou mais-- pílulas de vitaminas no cardápio diário. Entretanto, é importante saber que elas não substituem uma alimentação saudável e balanceada. E mais do que isso: diante de uma queixa considerável, como queda de cabelo, unhas frágeis, na maioria dos casos, não é o que está nas prateleiras que vai resolver.

Os especialistas entrevistados pelo UOL não têm contraindicações para os chamados "nutricosméticos", no entanto, se há alguma deficiência de nutrientes no seu organismo, o ideal é procurar médico e nutricionista para saber como repor adequadamente.

"A dosagem das vitaminas que vem na maioria dessas combinações é aquela diária recomendada, por isso, não vai prejudicar tomar. Mas pode ser difícil notar alguma diferença. Essas pílulas não são milagrosas", explica a dermatologista Denise Steiner.

Leia também:

Rafael Pessanha, dermatologista do Espaço Volpi, em São Paulo, diz que é por isso que a frase "funcionou para a minha amiga, mas para mim não" chega tanto nos consultórios.

"Os valores de referência que aparecem nos exames de sangue, por exemplo, são considerados bons, mas quando nós, médicos, vamos fazer uma fórmula para suplementar um nutriente, queremos chegar ao nível ótimo, que está acima daquela média e aí sim conseguiremos melhorar a queixa", afirma.

Porém, Pessanha reforça que quando não há problema específico, não há necessidade de reposição. "É como tomar remédio para dor de cabeça sem ter o sintoma."

Como ter o efeito desejado

A nutricionista Natalia Soares, da Clínica Juliana Neiva, no Rio de Janeiro, afirma que, para ter o efeito esperado, as cápsulas precisam estar associadas a um plano alimentar variado. "O ritmo de vida acelerado faz com que as pessoas nem sempre consigam ingerir os alimentos diferenciados como precisam. Ficar sempre nas mesmas opções pode gerar deficiência de alguns nutrientes. O grande desafio é conseguir comer direito e, assim, combinando com uma fórmula, podemos chegar aos níveis desejáveis."

Natália diz ainda que quando conseguimos ter uma alimentação balanceada, rica em fruitas, vegetais, proteínas, cereais, leguminosas, oleaginosas, é possível absorver e suprir as necessidades nutricionais diárias, sem qualquer complemento vitamínico.

A seguir, a nutricionista fala sobre alguns alimentos nos quais podemos encontrar as principais vitaminas presentes nas cápsulas da beleza.

  • Vitamina C: acerola, laranja, goiaba, kiwi, mamão, salsinha.
  • Vitamina A: gema de ovo, leite integral, queijos, manteiga.
  • Vitamina D: peixes gordurosos, como salmão, sardinha, atum e cavalinho, cogumelo e ovos, mas precisa ser ativada pelo sol.
  • Biotina: ovos, amendoim, avelã, amêndoas, farelo de aveia.
  • Magnésio: semente de abóbora, castanhas, vegetais verdes escuros.
  • Resveratrol: casca e semente de uva, vinho tinto, casca de frutas vermelhas.
  • Selênio: castanha do Brasil, castanha de caju, cogumelos.
  • Silício: cereais como aveia, painço, trigo, milho, arroz, centeio e também está presente nos aspargos e beterraba.
  • Zinco: carne vermelha, aves, peixes, castanhas, cereais integrais, sementes de abóbora e linhaça.