Topo

Artista usa fotos 3 x 4 para falar do poder do cabelo afro

Do UOL

16/10/2017 12h03

Sabe aquelas fotos de documento que todo mundo detesta? Pois a artista nigeriana Favour Jonathan utilizou o formato para fazer uma reflexão sobre os cabelos crespos e os penteados afro, que carregam histórias e muito significado.

Veja também

Aos 21 anos e estudante em Londres, Favour J resolveu mostrar em seu projeto "A Statement Of Pride" que o cabelo afro vai além da mera questão estética - apesar da comprovada versatilidade e variedade de cabelos - e é a identidade das mulheres negras que resolvem adotar o cabelo natural.

Turbantes, tranças, black power, descolorido, com acessórios... é uma verdadeira história do cabelo afro desde suas raízes africanas até mesmo a referências atuais, como penteados usados pela cantora Janet Jackson, por exemplo.

"Meu cabelo é meu. Posso fazer o que quiser com ele e ninguém mais está no controle. É o meu poder, minha força e a minha coroa. Posso usá-lo do jeito que quiser", conta a jovem entrevista ao site "Refinery 29" britânico.

 

Com vários estilos fotografados ao longo de cinco meses, a artista conta que a cada mudança uma "persona" se criava. "É sobre tomar as rédeas de suas transformações. É meio mágico", diz.