Artista usa fotos 3 x 4 para falar do poder do cabelo afro
Sabe aquelas fotos de documento que todo mundo detesta? Pois a artista nigeriana Favour Jonathan utilizou o formato para fazer uma reflexão sobre os cabelos crespos e os penteados afro, que carregam histórias e muito significado.
Veja também
- Cabelo afro: Alguns dos principais salões do mundo não cortam esses fios
- Professora faz mesmo penteado de aluna que sofreu bullying por cabelo afro
Aos 21 anos e estudante em Londres, Favour J resolveu mostrar em seu projeto "A Statement Of Pride" que o cabelo afro vai além da mera questão estética - apesar da comprovada versatilidade e variedade de cabelos - e é a identidade das mulheres negras que resolvem adotar o cabelo natural.
Turbantes, tranças, black power, descolorido, com acessórios... é uma verdadeira história do cabelo afro desde suas raízes africanas até mesmo a referências atuais, como penteados usados pela cantora Janet Jackson, por exemplo.
"Meu cabelo é meu. Posso fazer o que quiser com ele e ninguém mais está no controle. É o meu poder, minha força e a minha coroa. Posso usá-lo do jeito que quiser", conta a jovem entrevista ao site "Refinery 29" britânico.
Com vários estilos fotografados ao longo de cinco meses, a artista conta que a cada mudança uma "persona" se criava. "É sobre tomar as rédeas de suas transformações. É meio mágico", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.