Topo

Agência de fotos proíbe que fotógrafos alterem imagens de corpos de modelos

Modelo encara as câmeras na NYFW  - Getty Images
Modelo encara as câmeras na NYFW Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

26/09/2017 14h02

A agência de fotos Getty Images, uma das maiores do mercado fashion, decidiu proibir seus fotógrafos de editarem imagens dos corpos das modelos — seja para parecerem maiores ou menores.


A decisão chega alinhada aos ajustes que o mercado fashion vem fazendo para responder às críticas e acomodar mais imagens positivas do corpo feminino em sua pluralidade. No início de setembro, pouco antes da semana de moda de Nova York, grifes de luxo como a Louis Vuitton, a Dior, a Gucci e a Saint Laurent se comprometeram em carta aberta a eliminarem modelos menores de 16 e abaixo do peso de suas passarelas e editoriais

Em um e-mail enviado ao seu time de colaboradores, a Getty anuncia que a partir de 1° de outubro exige que "eles não enviem imagens de conteúdo criativo que exiba modelos cujas formas corporais foram retocadas para fazê-las parecerem mais magras ou mais largas".

No entanto, a decisão não significa que as fotos do banco serão totalmente livres de edição. "Outras mudanças feitas aos modelos como alteração de cor de cabelo, formato do nariz, retoque de pele ou manchas e etc. estão fora do escopo desta nova lei e, por isso, ainda são aceitáveis".

A lei a que o comunicado se refere passou a vigorar este ano na França, onde uma revista agora precisa indicar quando uma foto de uma modelo foi retocada. Caso a determinação não seja cumprida, a marca pode ser punida com uma multa de €37.500, ou seja, R$ 140 mil.