A semana: Temer denunciado de novo, Emmy das mulheres e terremoto no México
Os acontecimentos e pessoas que fizeram barulho nesta semana, impactando a vida e o olhar das mulheres.
O Emmy das minas
As séries "Big Little Lies", "The Handmaid's Tale" e "Veep" — centradas em mulheres e com perfume feminista — foram as grandes vencedoras da 69ª edição do Emmy, principal premiação da TV americana. "Posso apenas pedir que tragam mulheres para a frente e façam delas as heroínas de suas próprias histórias?", provocou Reese Whitherspoon, produtora de "Big Little Lies", que levou cinco estatuetas.
Tragédia no México
Um terremoto de 7,1 na escala Richter atingiu o México na terça-feira (19), deixando mais de 200 mortos. A capital, Cidade do México, e os Estados centrais concentraram a maior parte das vítimas. O tremor abalou a cidade no mesmo dia em que era lembrado o 32º aniversário do grande terremoto de 1985, que deixou milhares de mortos na capital mexicana.
Denúncia contra Temer vai para a Câmara
Por dez votos a favor e um contra, o STF concluiu votação que libera envio de nova denúncia contra o presidente Michel Temer à Câmara dos Deputados. A acusação é de obstrução de Justiça e participação de organização criminosa. Cabe agora aos deputados decidirem se autorizam ou não abertura de processo. Em agosto, o presidente conseguiu que a base aliada barrasse a primeira acusação.
A primeira procuradora
Raquel Dodge assumiu, na segunda-feira (18), o cargo de nova procuradora-geral da República. Em agosto, por estar fora da agenda oficial do Planalto, um encontro entre ela e o presidente Michel Temer causou polêmica. Ao longo da carreira, Dogde construiu fama de jurista rigorosa e feminista.
Cobrança por bagagem x passagens aéreas
Levantamento da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) apontou que as tarifas médias de passagens aéreas tiveram queda entre 7% e 30% desde que teve início a cobrança de bagagem em voos nacionais, dependendo da rota e da companhia aérea. Os dados se referem às passagens vendidas entre junho e o começo de setembro, pelas companhias Azul, Gol e Latam.
Rock in Rio engajado
A cantora americana Alicia Keys abriu espaço para a líder indígena Sonia Bone Guajajara discursar a favor da demarcação de terras na Amazônia, em seu show no Rock in Rio, no domingo (17). Já na abertura do festival, na sexta-feira (15), Gisele Bündchen havia falado de forma emocionada sobre a importância da região. A top, de quebra, ainda cantou "Imagine" com Ivete Sangalo.
Cura gay
A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar que permite que psicólogos possam tratar gays e lésbicas como doentes e fazer terapias de “reversão sexual”, sem que sofram censura ou sanções do CFP (Conselho Federal de Psicologia). Por meio de nota, o órgão disse que iria recorrer. Manifestações contrárias também tomaram as redes sociais. Pessoas que já passaram pela "cura gay" relatam terem sofrido violência psicológica.
Fim do horário de verão?
O Ministério de Minas e Energia encaminhou à Presidência estudo que sugere suspender o horário de verão no país. A medida é adotada desde 1985 em alguns Estados para economizar energia, mas, segundo o Ministério, deixou de ser relevante. A palavra final será de Michel Temer.
Punição rigorosa a padres pedófilos
Na quinta-feira (21), o papa Francisco anunciou que um religioso efetivamente condenado por abuso sexual contra um menor de idade não poderá apresentar recurso. A fala do pontífice aconteceu em encontro com os membros da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, organismo criado por ele há quatro anos para trabalhar pela educação e prevenção de abusos dentro da Igreja Católica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.