Topo

7 lições de Anitta que todos deveriam aprender para se dar bem na carreira

Divulgação
Imagem: Divulgação

Heloisa Noronha

Colaboração para o UOL

22/09/2017 04h00

A maneira com que Anitta conduz a carreira --em franca ascensão internacional-- é de extrema competência. Esperta, dedicada e incansável, ela prova que empenho, talento e objetivos formam uma combinação certeira rumo ao sucesso. E, sim, você também pode se inspirar na cantora, independentemente de sua área de atuação. O que podemos aprender com Anitta?

1. Redes sociais paradinhas? Jamais!

Bastidores, eventos dos quais participa, anúncios de novos projetos e parcerias, datas de shows e participações especiais... Anitta lança mão do Facebook, do Instagram, do YouTube e do Twitter para construir e promover a narrativa da evolução da sua carreira. E você, que tal também soprar aos quatros ventos as boas novas do seu trabalho, a palestra interessante que viu, as missões que te deram e que conseguiu cumprir com sucesso total? Compartilhar as pequenas conquistas profissionais passa imagem de pessoa bem-sucedida e que curte o que faz.

2. Se vacilar, aprenda com os erros

Você talvez se lembre da treta de Anitta com a cantora Pitty no programa "Altas Horas", em 2014? Enquanto a primeira, por exemplo, defendeu o direito de as mulheres se comportarem como bem entenderem, Anitta justificou que os homens julgam mal as atitudes femininas muito atiradas. Anitta foi massacrada por críticas de todos os lados. Mas aprendeu a lição: informou-se sobre o feminismo e virou até exemplo, ao ironizar um vereador que a chamou de "garota de programa". A resposta de Anitta viralizou. Cometer erros na trajetória profissional pode ajudar a evoluir, ainda mais para quem estiver disponível a rever conceitos

3. Tiro certo: fazer parcerias interessantes

Nas mais diferentes áreas, ter talento apenas não basta. É preciso unir forças e se cercar de gente interessante, competente, inteligente. Anitta sabe disso e não para de surpreender. O clipe de "Bang" (2015) teve a direção de arte de Giovanni Bianco, o queridinho de Madonna. Anitta já dividiu o microfone com os mais diferentes artistas, de internacionais como Maluma e Iggy Azalea até o "rei" Roberto Carlos e a dupla Simone e Simaria, angariando fãs de sertanejo. Quem busca parcerias de sucesso acaba trazendo mais força e visibilidade para a própria atuação, além de mostrar que sabe trabalhar em equipe, dividir os holofotes e ter generosidade.

4. Pensar em si como uma marca poderosa

Se você quer galgar os degraus mais altos da sua empresa, é preciso se preparar para mostrar o seu melhor e impressionar o outro. Isso inclui desde construir uma imagem de impacto e condizente com seus objetivos (sem esquecer o percurso feito) até se posicionar sempre com uma postura vencedora, de quem chega para arrasar. Atenção: não se trata de ser arrogante, mas de não ter vergonha ou receio de ostentar ao mundo que a autoestima vai muito bem. Portanto, mexa-se buscando crescimento, sem deixar de sentir orgulho pela trajetória até aqui.

5. Tratar as pessoas bem e gostar de gente

Ser simples e autêntica, sempre: isso tem feito a diferença para Anitta. O ingrediente principal e que permeia sua essência são as pessoas: esteja onde estiver, a popstar não faz distinção entre ninguém. Ela gosta genuinamente de estar próxima dos fãs, tanto que os inclui em suas apresentações, de conversar e sabe dar valor a quem trabalha ao seu lado: recentemente, durante uma entrevista, fez questão de incluir Pablo Vittar na conversa --até então, a drag queen estava sendo ignorada pelo repórter. Ter empatia verdadeira pelo outro, respeitar as diferenças e valorizar o esforço alheio são ferramentas de bom relacionamento infalíveis.

6. Ter um objetivo claro

Como diz a letra de "Meiga e Abusada": "Eu posso conquistar tudo o que eu quero". E, no caso de Anitta, o que ela almeja desde sempre é uma carreira internacional. Para atingir a meta, não tem poupado esforços: aprendeu a falar Inglês e Espanhol fluentemente, segue uma agenda lotada, é organizada e já tem compromissos marcados para longo prazo. E está dando resultados. E mais: sabe que, apesar das parcerias, quem deve comandar as rédeas da carreira é ela mesma, por isso assumiu literalmente seu protagonismo. Em vez de deixar as decisões nas mãos de alguém, Anitta virou sua própria empresária e mostrou seu lado empreendedor ao decidir agenciar outros artistas. 

7. Usar o humor e o despojamento na medida certa

Todos nós nos afastamos de gente azeda. Sorrir, interagir com alegria com os colegas de expediente, ter bom humor nos momentos mais difíceis e levar a rotina de maneira despojada (mas em sintonia com o astral do ambiente de trabalho, é claro) tornam a convivência mais leve e saudável. É uma forma de positiva de encarar a vida e a rotina. No caso de Anitta, ela tem o dom de saber rir de si mesma: numa época em que criticaram muito a sua cirurgia plástica no nariz, comparando-a com Michael Jackson, surgiu fantasiada do pop num baile de gala. Como não admirar alguém com tamanha presença de espírito?

FONTES: Ale Frata, publicitário, fotógrafo especializado em shows e editor do site Marofa Music; Antonio Carlos Rodgrs, consultor de gestão empresarial e desenvolvimento de pessoas, de São Paulo (SP); Celia Spangher, headhunter e consultora organizacional, de São Paulo (SP), e Paulo Cota, professional e life coach e diretor da empresa Co-laborar, em São Bernardo do Campo (SP)