Topo

De morena a loira: mude de coloração radicalmente como fez Bella Falconi

Bella Falconi ficou loira após 15 anos com coloração morena - Divulgação
Bella Falconi ficou loira após 15 anos com coloração morena Imagem: Divulgação

Juliana Simon

Do UOL

21/09/2017 04h00

Nesta semana, a musa fitness e blogueira do UOL Bella Falconi revelou aos seguidores seus cabelos loiros. O responsável pela transformação foi Romeu Felipe, que revelou que ela passou por um longo processo, que durou mais de 14 horas, para substituir a coloração escura usada por 15 anos para clarear os fios sem danificá-los.

Se você é morena, mas está com vontade de ficar loira, os hair stylists Ulisses SJ, do E.A Creative Salon, e Sergio G., ambos de São Paulo, respondem às dúvidas mais comuns:

É possível simplesmente trocar a tonalidade para uma mais clara?

É impossível fazer uma mudança em um passe de mágica. As partes mais escuras não clareiam facilmente, com uma simples troca de produto. Coloração não clareia coloração. Tem que descolorir, mesmo que seja uma descoloração leve e rápida, para aplicar outro tom.

Qualquer cabelo escuro é capaz de "pegar" o tom de loiro?

Sim, todo cabelo escuro pode ser clareado. Os naturais, mais facilmente. Já os fios que tenham algum tipo de tonalizante ou coloração permanente requerem outros procedimentos para serem clareados sem danos. Tudo influencia: saturação de pigmento, o tipo de coloração, qualidade da coloração e até qualidade do fio. Se o cabelo for pintado, ele pode até estar saturado, mas se é bem cuidado e você sempre usou tintas de qualidade, é mais fácil clarear sem danificar.

Algum processo deve ser feito antes de fazer as mechas?

Se o objetivo for um cabelo bem claro com contraste, como se fosse natural com mechas claras, é recomendada uma decapagem nos fios, bem rápida e com o cabelo úmido, no lavatório mesmo, usando descolorante mais cremoso e de volumagem baixa. Esse processo vai ajudar a descarregar os pigmentos e, conforme a tonalidade, adquirir uma altura de loiro escuro ou dourado e preparar a cor de fundo. Depois disso, o cabelo deve ser hidratado, enxaguado, seco e só aí começaria o processo de mechas de clareamento, ou seja, de reflexo ou luzes.

Quais técnicas podem ser adotadas para que o fio permaneça saudável?

Entre as técnicas de coloração existem a free hands, com mechas abertas, que deixam aspecto natural, com clareamento sutil. É mais indicado para as morenas, tendo a possibilidade de variações na construção das mechas. Por exemplo: fazer com lâminas mais largas, lâminas mais finas, próximas ou distantes da raiz, enfim, tudo de acordo com cada pessoa. Outra técnica, que é mais inovadora, é a baby mechas. Pode ser feita com separações finas, intercaladas com distância entre elas, com oxidante de baixa volumagem (1,5%). O objetivo é alcançar um clareamento muito sutil em tons de amarelos. Outra forma da baby mecha são as mechas na água. A aplicação do produto ocorre com a mesma montagem, mas os cabelos são molhados, ou seja, após aplicação de xampu.

Quanto tempo leva para chegar à loirice total?

Serão necessários três meses de intervalo com hidratação semanal. Na segunda etapa de um novo clareamento (três meses depois), o cabeleireiro pode pegar novas mechas escuras e transformá-las em loiro e agregar às claras, que já foram conseguidas na primeira etapa. Em cada retorno, a técnica é reaplicada nas mechas ainda escuras, até o cabelo ficar realmente loiro. É uma descoloração gradual, principalmente para o cabelo que está saturado de pigmento escuro e por conta da estrutura do fio. Caso contrário, o cabelo pode não aguentar.