Topo

Foto viral ressalta importância das enfermeiras na hora do parto

O apoio da enfermeira é importante para a mãe na hora do parto - Reprodução/Facebook
O apoio da enfermeira é importante para a mãe na hora do parto Imagem: Reprodução/Facebook

do UOL, em São Paulo

19/09/2017 12h18

Uma foto publicada por uma mãe nas redes sociais se tornou viral por reforçar a importância do trabalho da enfermeira no cuidado da mulher após o parto. 

Jill Krause, criadora do blog Baby Rabies, dividiu com os seguidores de sua página no Facebook na quarta-feira, dia 13, o relato de sua experiência neste momento. O post traz também uma foto, clicada pela fotógrafa Katie Lacer, da MommaKT Shoots Photography

"Eu nunca vou esquecer os rostos das enfermeiras que me seguiram até o banheiro depois de dar à luz cada bebê. Naquele momento quando eu estava tão vulnerável, tão cansada, assustada, tremendo. Minha barriga inchada murchando e minha vergonha há muito tempo perdida. Elas me trataram com tanta gentileza e dignidade. Para mim, estes foram os momentos de empoderamento e confirmação de que tenho uma verdadeira "vila" para me ajudar, mesmo que seja por um tempo curto no banheiro, no vaso, enquanto uma enfermeira doce me mostra como colocar uma bolsa de gelo na minha calcinha. Esta foto tirada pela minha amiga MommaKT Shoots me leva de volta àquele momento. É como se eu pudesse sentir o cheiro do adesivo cicatrizante. Vamos ouvir as enfermeiras e doulas e todo mundo que nos mostra como fazer uma compressa na calcinha (ou nos ajuda com aquele primeiro banho depois da cesariana!)". 

Desde então, a história de Jill recebeu quase 130 mil likes, 67 mil compartilhamentos e 8 mil comentários que relembram histórias semelhantes de outras mulheres que viram umas nas outras o apoio que precisavam em um momento delicado. 

"Imediatamente depois que meu primeiro filho nasceu, a enfermeira virou para mim e disse: 'eu sei que você acabou te der um bebê, mas a cozinha do hospital fecha em 10 minutos e eu posso conseguir para você alguns nuggets de frango e batatas fritas se formos rápidas!'. Eu não comia nada há 24 horas, eu queria beijá-la", disse uma mãe. 

"Eu amei minhas enfermeiras de parto. Eu e meu marido perdemos nossa filha com 23 semanas, há dois anos. E eu dei à luz nosso segundo filho no mesmo hospital em maio deste ano. Todas as enfermeiras sabiam da nossa história e, quando meu filho nasceu, ele não estava respirando e foi imediatamente levado para a UTI neo-natal. Eu o segurei no colo pela primeira vez meia hora depois que ele nasceu, por dois minutos, no máximo, e não conseguia parar de chorar. Minhas enfermeiras choraram comigo. Elas passavam a mão no meu cabelo e nas minhas costas e faziam todo o possível para que eu pudesse me mexer e ver meu menino na UTI. Elas foram incríveis, me traziam fotos dele e também tiraram nossa primeira foto juntos", relembrou outra.