Topo

Famosas protestam contra juiz que liberou homem que ejaculou em mulher

Vítima de abuso sexual em ônibus é amparada por outras pessoas na Av Paulista - Reprodução/Facebook
Vítima de abuso sexual em ônibus é amparada por outras pessoas na Av Paulista Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

01/09/2017 13h09

Fernanda Lima, Eliana, Adriane Galisteu, Alessandra Negrini, Maria Ribeiro, as cantoras Maria Rita e Fafá de Belém, além dos atores José Loreto, Bruna Linzmeyer, Debora Nascimento, Thaila Ayla, Fernanda Rodrigues, Elizabeth Savala, Luiza Possi e Juliano Cazarré se manifestaram contrários a decisão do juiz José Eugênio Neto, do Dipo, no Fórum da Barra Funda, que absolveu o homem suspeito por estupro --  ele ejaculou no pescoço de uma mulher dentro do ônibus, em São Paulo.

Astrid Fontenelle aproveitou para lembrar um episódio trágico de sua adolescência e cobrou explicações do juiz responsável pelo caso. "Não houve constrangimento? Sr. Juiz, um homem com dezenas de passagens pelo mesmo crime? Até quando? Aos 14 anos fui vítima de um desses muitos tarados de ônibus. Era estudante, estava com uniforme da escola, me apavorei e desci do ônibus correndo. Sem pedir ajuda, sem gritar. Hoje sinto que essas meninas abusadas estão sendo duplamente condenadas com a decisão de colocar esse tarado na rua", desabafou a apresentadora. 

Mulher e vó de uma menina, Preta Gil também se posicionou. "A mulher, a mãe natureza, o feminino nunca foram respeitados como deveriam ser, mas nesse momento vivemos em pleno século 21 retrocessos que jamais podíamos pensar viver, vamos nos unir, homens e mulheres, sei que estamos fracos, cansados mas se não lutarmos como iremos encarar nossos filhos e netos. Força e união e vamos gritar. Se isso não configura violência sexual, o que configuraria?", questionou. 

A cantora Ivete Sangalo também se manifestou: "Sr Juiz, devo lhe dizer que o constrangimento existe e continua nos incomodando ,pois além de se tratar de uma situação absurda , temos que nos deparar com tal decisão. Duplamente constrangidos".

“Esta decisão está constrangendo todas as mulheres e homens conscientes. Hoje meu perfil estará sem foto em nome de todas nós que precisamos ser vistas com mais respeito neste país. Unidas somos mais fortes”, afirmou Eliana, que está grávida de uma menina, Manuela.

Daniela Mercury aproveitou para relembrar quando era adolescente e começou a andar de ônibus sozinha. “Ficava enlouquecida de raiva quando homens tentavam se encostar em meu corpo. Como a maioria das mulheres, aprendi a colocar os dois cotovelos para trás e outras técnicas de sobrevivência pra evitar que se encostassem em mim. Várias vezes desisti de entrar em um ônibus por ver muitos rapazes dentro. E sempre tive que brigar e reclamar pra que se afastassem de mim e morria de medo de algum deles me bater. 

A rainha do axé ainda questionou e “se fosse em sua esposa, em sua filha, em sua mãe, em sua irmã, em sua prima, em sua amiga? Seria também algo leve?”.

“É assim a vida das mulheres no Brasil. Sempre aflitas pra escapar dos assédios e da violência que está naturalizada. Ejacular no pescoço de uma pessoa em um ônibus cheio de gente, crianças, é estupro sim, é atentado ao pudor, é uma das mais nojentas formas de violência e abuso”, afirmou Daniela que é mãe de quatro meninas.

 

A post shared by Daniela Mercury (@danielamercury)

 

 

 

on

 

“Amamentar em público é tabu, mas ejacular em uma mulher no transporte público não é constrangedor”

Rafa Brites usou os seios fartos de leite para protestar e apoiar a vítima em sua página no Instagram. 

 

E isso é constrangedor.... Acordem Josés!

A post shared by Rafa Brites (@rafabrites)

 

on

Após ser preso em flagrante na terça-feira (29), Diego Ferreira de Novais, 27 anos, foi liberado pela Justiça de São Paulo na manhã de quarta (30).
Na decisão, o juiz analisou que o caso não configurava crime de estupro, mas contravenção penal – cuja pena, diferentemente do estupro (que prevê reclusão de no mínimo seis anos), é de multa -- do tipo atentado ao pudor. E detalhe, a multa se daria de duzentos mil réis a dois contos de réis.

"Entendo que não houve constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus, quando foi surpreendida pela ejaculação do indiciado", diz a decisão. A justificativa foi a de que Novais não teria usado de violência ou de grave ameaça para constranger a vítima.

A decisão do juiz causou revolta na vítima Cíntia Souza, que declarou não ter tido respaldo da Justiça para o ocorrido e lamentou em entrevista à rádio Jovem Pan. "É um absurdo. Estou me sentindo um lixo. Porque eu não fui constrangida… para a Justiça eu não fui constrangida”, afirmou a vítima aos prantos. Após o ocorrido, Cíntia foi até a delegacia, registrou Boletim de Ocorrência e ficou ainda mais vulnerável, já que tanto acusado, quanto acusador possuem os dados pessoais de ambas as partes. 

Algumas entidades jurídicas manifestaram apoio ao juiz

Famosos apoiam vítima de abuso em SP e questionam a Justiça

 

Tô sem saber o q escrever na legenda....?? #tatudoerrado #tristeza

A post shared by Fernanda Rodrigues (@ferodriguesoficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

A post shared by Débora Nascimento (@debranascimento)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

A post shared by José Loreto (@joseloreto)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

A post shared by Maria Ribeiro (@mariaaribeiro)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

A post shared by Eliana Michaelichen (@eliana)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

A post shared by Elizabeth Savala Casquel (@elizabethsavala)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

Não dá pra entender, BRASIL! Humanidade! O que aconteceu com a gente? Des-humanidade. Vergonha que não tem fim, e um pavor dos corações intocáveis

A post shared by Luiza Possi (@luizapossi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

#joseeugeniodoamaralsouzaneto #vergonha

A post shared by Fernanda Lima (@fernandalimaoficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

meu estômago sangra com tudo isso. é estupro sim.

A post shared by bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) on

 

#mexeucomumamexeucomtodas

A post shared by Alessandra Negrini (@alessandranegrinioficial) on

 

A post shared by Veveta (@ivetesangalo) on