Você está errando e nem percebeu: 10 coisas para evitar ao usar camisinha

Todo mundo sabe da importância da camisinha, mas mesmo assim provavelmente já cometeu algum vacilo, pelo menos uma vez na vida, ao usar preservativo. Veja se você faz — ou já fez — algum dos erros mais comuns e minimize riscos:

1. Ignorar o prazo de validade

Muitas vezes, na pressa, a validade vira um mero detalhe. Mas não deveria. A camisinha corre mais risco de romper depois de vencida. E mesmo que não rasgue, podem ocorrer microperfurações por ação do tempo. A data de validade depende de cada marca, mas varia de três a cinco anos.

2. Não guardar direito

Guardar camisinha na carteira é um erro, porque ela sofrerá atrito e compressão e vai se deteriorar. O mesmo acontece se largar o preservativo jogado na bolsa por meses ou no porta-luvas do carro. Também evite deixar a embalagem exposta ao sol, calor e umidade. E nada de dobrar, torcer ou amassar o pacotinho!

3. Usar só na hora de ejacular

Mesmo que role aquela história de "só um pouquinho sem camisinha, vai", é preciso saber que, mesmo em uma penetração curta, há chances de contrair e transmitir DST apenas pelo contato com a secreção genital, já que o líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode conter espermatozoides. Assim, a chance de engravidar também não é descartada.

4. Não colocar direito

Nem toda camisinha é ideal para qualquer homem. É bom testar diferentes marcas para perceber o tamanho mais adequado e até se causa ou não alergia. Mas mesmo se você estiver acostumado com o modelo, pode colocá-lo de maneira errada, o que aumenta a chance de rompimento do látex. Se ainda tem dúvidas, fique atento:

Abra a embalagem do preservativo somente na hora do uso;

O pênis deve estar ereto, sem qualquer creme, pomada ou lubrificante;

Continua após a publicidade

Segure o preservativo pela extremidade, retirando todo o ar da ponta;

Desenrole o preservativo da ponta para a base do pênis (cuidado com unhas e anéis nesta hora!).

5. Insistir na camisinha que já colocou errado

Errou na hora de colocar? Jogue fora, pegue uma nova e comece de novo. A camisinha que já foi colocada de maneira errada pode ser danificada ainda mais se você insistir nela. E, às vezes, os danos não são perceptíveis só ao bater o olho.

6. Não trocar a camisinha entre a penetração anal e vaginal

O tesão e a pressa em continuar a transa podem ser grandes, mas é bom saber que o ânus é um local muito contaminado por bactérias e, se não houver troca de preservativo após o sexo anal e antes do vaginal, há risco de a mulher desenvolver infecção urinária ou outra mais grave.

Continua após a publicidade

7. Usar lubrificantes errados

Quando você usa lubrificantes à base de óleo ou vaselina aumenta o risco de ruptura do preservativo. A camisinha já é ligeiramente lubrificada — se precisar de lubrificação extra, use produtos à base de água.

8. Não usar preservativo em relações estáveis

Muitas pessoas ainda são infectadas pelo vírus HIV, causador da Aids, e pegam doenças sexualmente transmissíveis do parceiro. Então, é sempre uma questão delicada suspender a camisinha. Os especialistas recomendam que isso só seja feito quando o casal se compromete a fazer exames regulares para detectar DSTs.

9. Demorar para tirar

Ao fim da penetração, é preciso retirar o pênis de dentro do par e descartar o preservativo, com o pênis ainda ereto. Se ele ficar flácido ainda quando está penetrado, pode vazar secreção da camisinha, aumentando o risco de DSTs ou gravidez.

Continua após a publicidade

10. Abrir o preservativo do jeito errado

Acidentes ao abrir a camisinha são comuns. Embora seja sexy tirá-la da embalagem com a unha, com o dente ou outro objeto cortante, isso aumenta o risco de danificá-la. A forma mais segura é: afastar o preservativo dentro da embalagem e depois abri-la com os dedos.

Fontes: Alessandro Scapinelli, ginecologista e obstetra. Alex Meller, urologista da Unifesp. Fernando Tardelli, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco. Luiz Carlos Gibertoni, urologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes