Topo

Designer brasileira traz modelos aborígenes e roupas da Austrália para SPFW

Vanessa vive na Austrália há 15 anos - Divulgação
Vanessa vive na Austrália há 15 anos Imagem: Divulgação

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

25/08/2017 04h00

Nascida em Brasília, Vanessa Moe mora em Sydney, na Austrália, há 15 anos. Como parte da família ainda está no Brasil, a estilista não deixa de voltar às origens. Mas em 2017, a passagem por aqui será diferente. Ela se formou em moda do outro lado do mundo e traz, pela primeira vez, uma coleção e 12 modelos aborígenes para as passarelas da São Paulo Fashion Week, na terça-feira (29).

As peças de alta-costura assinadas por Vanessa fazem parte do Projeto Circle, misto de moda e arte inspirado na cultura aborígene australiana. Os aborígenes são a população mais antiga do mundo e, segundo a designer, as tribos apresentam uma "diversidade rica e com detalhes impressionantes" que a encantaram. "Estudei e me envolvi para desenvolver a coleção", disse ao UOL.

O trabalho que será apresentado em São Paulo conta com a inspiração das tribos que cobrem o corpo com penas para rituais religiosos e pinturas. "Eles têm uma ligação muito forte com os antepassados. Os símbolos usados parecem obras de arte. Peguei detalhes e cores e tive que me segurar para não usar tudo."

Tudo foi feito com muito respeito à cultura e a estilista recebeu autorização para usar os elementos. "Inclusive mudei um dos vestidos, pois era influenciado por uma pintura corporal usada apenas por homens, então não poderia estar em uma peça feminina."

Modelos de tribos diferentes

Além da atmosfera erudita gerada pela criação das roupas, quem estiver presente na SPFW terá a oportunidade de ver herdeiros dessa história. Entre as 12 modelos que Vanessa traz consigo, 11 são profissionais e uma é porta-voz da cultura em um comitê australiano.

As referências da cultura aborígene que inspiraram Vanessa - Divulgação - Divulgação
As referências que inspiraram a estilista
Imagem: Divulgação

"Todas são muito conectadas às raízes e estão orgulhosas de ir ao Brasil para mostrar parte dessa tradição. E, claro, mal podem esperar para pisar na passarela de uma semana de moda que já foi frequentada por top models brasileiras, como Gisele Bündchen, Izabel Goulart e Adriana Lima."

Sobre a possibilidade de trabalhar com o cenário nacional, Vanessa não descarta, já que o objetivo com essa primeira aparição por aqui é mostrar um gancho diferente com diversidade cultural. "Acompanho a moda brasileira e está nos meus planos trabalhar com essa influência."