Topo

Garotinho de 10 anos ajuda a fazer parto prematuro do irmão

Menino ajudou o irmão a nascer - Reprodução/WFLA News Channel 8
Menino ajudou o irmão a nascer Imagem: Reprodução/WFLA News Channel 8

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 18h55

Daxx Fontefont, de 10 anos, ganhou uma bela história para contar, após ajudar no parto prematuro do próprio irmão. Tudo começou quando a bolsa da mãe deles, Ashly, rompeu no banheiro da casa em que a família mora no dia 11 de agosto, seis semanas antes da data prevista para o nascimento.

A situação piorou quando, ao invés de ver a cabeça do bebê, ela primeiro avistou os pés da criança saindo. Sozinha com os dois filhos em casa, pois o marido estava trabalhando, Ashly pediu ajuda a seu filho mais velho, Jayden, que avisou a avó sobre a situação--a senhora mora na vizinhança.

Ela ligou para a emergência, mas não pôde fazer mais do que isso por estar em repouso após uma cirurgia na coluna feita recentemente. De acordo com a revista People, Jayden então disse: "Me diga o que eu preciso fazer, que eu faço".

Assustado, mas calmo

"Eu estava chorando, mas queria permanecer calma e contida", contou Ashly, que também é mãe de uma menina de 11 meses. "Mas Jayden estava tão calmo, o que me acalmou. Podia ver que estava assustado, mas sabia que precisava fazer aquilo".

Na sequência, ele sentou-se ao lado da mãe e puxou o irmão mais novo pelos pés, mudando a posição do bebê. "Eu tive que puxá-lo pelas pernas — nada forte, com muita calma", contou o garoto. Passado o nascimento, os dois perceberam que o recém-nascido não estava respirando, além de Ashly ficar com um sangramento intenso, consequência do parto prematuro.

Pensa rápido

Na tentativa de resolver o problema do bebê, Jayden lembrou de usar um aspirador nasal para bombear o pulmão da criança, o que a fez voltar a respirar. Os paramédicos chegaram na sequência e conseguiram ajudar a mãe das crianças.

Eles disseram que Jayden teve um ato heróico e que se não fosse ele, tanto Ashly, como o bebê Daxx, poderiam ter morrido por conta das complicações do parto.

"Toda vez que penso sobre isso, apenas choro. Não acho que o Jayden entende o que ele fez ou o quão importante é. Digo para ele: 'você sempre terá um laço especial com o seu irmão'. Estou tão orgulhosa. Ele salvou as nossas vidas."