Topo

Look do dia importa? Em pesquisa, 77% dizem conhecer blogueiras de moda

Camila Coutinho, uma das blogueiras brasileiras de moda - Reprodução/Instagram/camilacoutinho
Camila Coutinho, uma das blogueiras brasileiras de moda Imagem: Reprodução/Instagram/camilacoutinho

Do UOL

10/08/2017 21h39

Começou com um post ou outro mostrando o "look do dia", mas logo a febre das blogueiras de moda invadiu as redes sociais.

Hoje, um levantamento feito pelo Google com 1.000 pessoas de todo o Brasil mostrou que 77% dos entrevistados conhecem ao menos um nome de influenciadoras digital deste ramo.

O número foi divulgado dentro do Google Fashion Trends, que analisa dados sobre o comportamento de compra de moda e quais tendências podem ser identificadas a partir de pesquisas feitas no buscador.

O estudo identificou também um aumento na preocupação com consumo consciente e sustentável. Nos últimos dois anos, por exemplo, as buscas por roupas usadas cresceram 97% e as por conserto de roupas, 145%.

Em época de crise, as pessoas também mudaram outros padrões de consumo. Dos entrevistados, 26% disseram que passaram a comprar roupas mais baratas e 12% diminuíram a frequência de compras, mas seguem comprando suas marcas de preferência. Mas a maioria segue de olho nos preços: 86% das pessoas afirmaram que hoje pesquisam mais do que faziam há dois anos.

Os compradores online ainda comparam os preços de diferentes lojas: 64% das pessoas consultadas dizem que pesquisam em pelo menos três sites.

As compras são motivadas mais por necessidade do que por apenas prazer, mostra a pesquisa: 31% compram quando tem um evento específico, como festa ou compromisso corporativo, e 23% quando precisam trocar algum item velho.