Topo

Quer ficar quentinha e bonita no inverno? Adote já essas 7 dicas

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/07/2017 04h00

Nos dias frios, dá vontade de colocar um monte de roupa, uma cima da outra. Mas, além de não ser necessariamente eficaz, a gente corre o risco de ficar que nem um boneco de neve. Para evitar esse efeito, as stylists Manu Carvalho e Tathiana Yumi Kurita dão dicas de como ficar bem quentinha com muito estilo:

1. Use camadas com comprimentos diferentes:

Escolher peças que podem ser tiradas ou colocadas de volta de acordo com a variação de temperatura ao longo do dia não significa simplesmente ir acumulando roupa e ficar igual um boneco de neve. "O segredo é somar camadas com comprimentos diferentes. É ter uma manga mais comprida, que sai da mais curta, a barra da camisa mais comprida que sai da mais curta, ou a gola que fica aparecendo”, ensina Manu.

Além da sobreposição horizontal, há também a vertical, que é quando você coloca uma camiseta e em cima uma camisa aberta e finaliza com um cardigã ou outro casaco aberto. "O interessante é que as camadas apareçam”, diz a stylist. Sabe quem adora esse truque? A Marina Ruy Barbosa:

 

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

3. Aqueça o pescoço com cachecol, echarpe ou xale:

Cobrir o pescoço ajuda a esquentar. Use um cachecol, uma echarpe ou um xale -- vale o que você preferir. Tem para todos os estilos! Manu tem uma dica preciosa: "A echarpe pode ser usada dando a volta no pescoço e com as pontas abertas no peito, dentro do casaco, fazendo mais uma camada”. Além de funcional, usar um lenço no pescoço também incrementa qualquer visual, como fez Gisele Bündchen:

 

Uma publicação compartilhada por Gisele Bündchen (@gisele)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

4. Aposte na gola alta para um look minimalista:

Ainda na ideia de cobrir bem o pescoço, você pode optar pelas golas altas. Tathiana recomenda um blusão grosso e grande de gola alta como opção para quem gosta de um visual mais minimalista -- assim não precisa de sobreposições (mas claro que vale colocar uma blusa de algodão por baixo). Diva do minimalismo, a blogueira Michaela Babuskova é uma adepta real:

 

Uma publicação compartilhada por Figtny (@figtny)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

5. Deixe o visual descolado com meia colorida:

Manu já morou fora do Brasil e morria de frio. Nos dias em que ela queria usar saia, ela colocava a meia-calça (fio 40 para cima, mais fechado) e uma meia curtinha colorida antes da bota. "Se você está, por exemplo, com uma meia-calça preta e vai colocar uma botinha preta, pode colocar uma meia de lã vinho, que fique aparecendo um pedacinho.” Se o dia não estiver tão frio, a meia colorida deixa o visual mais descolado, como o da editora de moda italiana Giovanna Battaglia:

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Engelbert (@bat_gio)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

6. Aposte no colete se não estiver tão frio assim:

Essa peça é um bom reforço nos dias frios e esteve tanto na moda nas últimas estações que talvez você tenha um no armário. “Pode ser usado para dar charme, mas também pode ser mais uma camada, já que sua função é proteger o peito do frio”, destaca Manu. A atriz Taís Araújo mostra como usá-lo com camisa e lenço:

 

Uma publicação compartilhada por Tais Araújo (@taisdeverdade)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

7. Em temperaturas bem baixas, use sobretudo, capa ou casacão:

Por último, se estiver chovendo, você pode optar pela capa de chuva. Se não, a melhor opção é um casaco mais pesado, que pode ser curto ou até um sobretudo. O importante é ser quentinho. Para ficar claro, Manu explica que esses são os casacos que a gente tira quando chega ao lugar aonde estamos indo. E quem disse que ele precisa ser preto ou bege liso? Bruna Marquezine arrasou com uma opção toda trabalhada:

 

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine ? (@brumarquezine)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Além dessas dicas, Tathi e Manu lembram que é muito importante usar uma segunda pele ou uma camiseta de manga comprida e meia-calça por baixo da roupa (se você sente muito frio, vale investir em roupas térmicas, vendidas em lojas de esporte). Além disso, priorize malhas que realmente esquentem, ou seja, fios naturais como lã e algodão, em vez de materiais sintéticos. Agora é só colocar essas dicas em prática e nada de passar frio por aí, hein?