Morte de cadela acende alerta: você troca a rede de proteção da sua janela?
Um depoimento feito por Marcela Brennand, 32, em sua conta no Facebook chamou a atenção dos internautas. Nele, a professora de inglês explica que Dalila, a cachorrinha yorkshire de quatro anos da família, morreu tragicamente após a tela da janela do apartamento rasgar e o animalzinho cair do terceiro andar. Agora, ela chama a atenção sobre a importância de se fazer corretamente a manutenção em acessórios do tipo.
"Escrevi para alertar os amigos, que acabaram compartilhando e levando a mais de 11 mil curtidas", explica Marcela, em entrevista ao UOL. "Eu mesma, como não tenho mais criança pequena em casa, relaxei e nunca imaginei que um peso tão leve (como os 4kg do animal) pudesse arrebentar a rede", conta.
Segundo Marcela, as três cachorras da família adoravam ficar no vão existente entre o vidro da janela e a tela, observando a rua. No entanto, a cachorrinha era a única que conseguia subir sozinha no espaço. "E ela gostava tanto que passava muitas horas de seu dia naquele lugar", conta.
No final da tarde de 20 de junho, a mãe da professora deixou a varanda do apartamento atrás de um livro e, quando voltou, não encontrou mais Dalila. "Achamos que, quando deu o impulso para subir no vão da janela, bateu com a cabeça na tela, que não aguentou e arrebentou, fazendo ela cair direto lá embaixo", diz.
Alerta para todos
Marcela conta que a tragédia abalou bastante sua família, especialmente a mãe, pois Dalila morreu na hora, após quebrar o pescoço. "Quando isso aconteceu, foi inexplicável, pois cuidamos deles como filhos. Minha mãe me ligou urrando, gritando, e eu nem entendi nada na hora. Nunca imaginamos que aconteceria isso", diz.
Por fim, a professora de inglês explica o motivo de ter compartilhado sua história. "Pensei muito bem antes de fazer isso, pois sabemos que todos julgam (dizendo que foi falta de cuidado nosso, por exemplo). Mas, se soubesse dos perigos, trocaria as telas dentro do prazo sempre. A postagem foi justamente para avisar a todos."
Troca a cada três anos
De acordo com Barbara Rodrigues, sócia-gerente da Glysa Redes de Proteção, a garantia estabelecida pelo fabricante é de três anos, com sugestão de revisão e troca da rede após este período. "Pela nossa experiência, verificamos que há uma durabilidade maior que este tempo, no entanto, seguimos a sugestão do fabricante priorizando a segurança", diz.
Alguns fatores, como o uso de produtos corrosivos, detergentes abrasivos, materiais cortantes ou tintas podem deteriorar uma rede, reduzindo a resistência e durabilidade. "No caso de gatos e cachorros, também aconselhamos que os donos utilizem repelente olfativo na rede, considerando que a mesma é uma novidade e o animal pode morder e acabar danificando o material", explica Bárbara.
Segundo ela, o valor de uma janela padrão (até 4m²) varia entre R$ 100 (ganchos galvanizados) e R$ 130 (ganchos em aço inox).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.