Topo

Casar faz bem para a saúde? Nova pesquisa diz que não

Getty Images
Imagem: Getty Images

do UOL

11/06/2017 12h14

Se você achava que encontrar seu amor e se casar era o caminho para uma vida mais saudável e longe das doenças, más notícias: o matrimônio não faz a menor diferença na sua saúde. É isso que um estudo Suíço publicado esse mês diz.

E olha que eles pesquisaram bem: por 16 anos, o sociólogo Matthijs Kalmijn e sua equipe acompanharam 11 mil pessoas. Todo ano, eles deviam responder perguntas sobre sua saúde, satisfação pessoal e eventuais doenças. A tese era de que, se o casamento fizesse bem à saúde, com o tempo as doenças diminuiriam e essas pessoas se sentiriam mais saudáveis.

Mas não foi nada disso que aconteceu. As pessoas casadas foram se mostrando um pouquinho mais doentes do que quando eram solteiras, mesmo quando os efeitos da idade foram colocados na conta. "Acreditamos que o casamento está mais ligado a uma avaliação mais positiva da vida da pessoa do que a uma melhora na saúde", afirmam os pesquisadores.

Pior ainda: o estudo descobriu que as pessoas que se separaram se sentiam pior do que quando eram casadas! "O impacto da perda (divórcio) é quase três vezes maior do que o impacto do ganho (casamento), e os efeitos do ganho são, de maneira geral, muito pequenos".