Topo

7 hábitos que você precisa abandonar para o sexo ficar melhor

Não interromper o sexo quando algo está incomodando é um erro comum - Thinkstock
Não interromper o sexo quando algo está incomodando é um erro comum Imagem: Thinkstock

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

13/04/2017 04h00

Sua vida sexual anda às mil maravilhas? Saiba que ela pode melhorar ainda mais se você deixar de lado algumas atitudes que, sem perceber, podem estar lhe atrapalhando a desfrutar ainda mais bons momentos na cama. Confira:

1. Usar filmes pornôs como referência

Embora sejam um ótimo recurso para estimular as fantasias e potencializar a criatividade, os filmes pornôs nunca devem ser adotados como exemplo de “sexo perfeito”, pois corre-se o risco de ter uma percepção distorcida do que é uma boa transa, de acordo com a psicóloga e sexóloga Rose Villela, de São Paulo (SP). “Nesse tipo de produção os artistas são pagos para fazer caras e bocas. Além disso, há cortes de edição e efeitos especiais para as cenas que mostram os homens mantendo uma ereção por mais de uma hora ou mulheres tendo orgasmos múltiplos.”

Veja também: 

2. Trocar de posição toda hora

Em vez de excitar, a variação frequente de posições num mesmo episódio sexual prejudica o prazer, principalmente o feminino. “As mulheres precisam ter a excitação num estado crescente para atingir o clímax”, diz Carlos Eduardo Carrion, psiquiatra especializado em sexualidade, de Porto Alegre (RS). Por outro lado, Rose Villela lembra que alguns homens -- principalmente os mais velhos -- precisam mudar de posição várias vezes para manter o controle da ejaculação. “Vez ou outra, tudo bem, mas em todas as relações fica bem cansativo para o par. Caso o homem precise sempre desse recurso talvez seja interessante procurar um especialista para ver se não se trata de ejaculação precoce”, explica.

3. Não parar quando algo incomodar

Em caso de dores, desconfortos ou cãibras, é melhor avisar o parceiro e dar um tempo. Segundo Carrion, à medida que o tempo passa enquanto há algo incomodando, os níveis de noradrenalina no cérebro vão aumentando, causando vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) e perda de ereção no homem. Na mulher, dificulta o relaxamento e reduz a lubrificação. Além disso, há risco de fissuras vaginais, anais ou penianas, que podem provocar machucados. Portanto, se incomodou, sinalize e pare.

4. Querer atingir o orgasmo sempre

“Bom sexo não consiste apenas em atingir o prazer individual ou fazer o outro atingir o clímax, mas também em haver cumplicidade para desfrutar ainda mais o momento e tornar o tempo juntos de mais qualidade”, assegura a psicóloga clínica Raquel Fernandes Marques, da capital paulista. "Querer atingir orgasmo sempre pode nos deixar ansiosos. Como os piores inimigos do prazer sexual são a ansiedade e o estresse, nada melhor do que relaxar e curtir sem grandes expectativas”, avalia Maria Luiza Ribeiro Cruvinel, terapeuta sexual e de casal de São Paulo (SP).

5. Ter preconceito

Sexo ainda é um tema cercado de muito medo e ansiedade. “Preconceitos e tabus são os elementos que mais complicam a vida sexual de um ser humano. Quando a pessoa acredita que determinada coisa é errada, como o homem ficar excitado com carícias anais, tanto o homem como a mulher perdem a oportunidade de experimentar sensações novas. A mesma coisa acontece no caso de mulheres que acreditam que falar coisas pornográficas e fazer sexo oral ou anal não é coisa de 'mulher direita'”, comenta Rose Villela. Se é consensual e não infringe a lei, tudo pode ser experimentado.

6. Dormir mal

Dormir pouco esgota toda a sua energia e aumenta a tensão e o estresse, o que pode conduzir a um menor interesse sexual pelo parceiro. Homens e mulheres privados de sono têm libido mais baixa. “Não recuperar o cérebro por meio do sono também leva à baixa produção de serotonina, um dos hormônios do prazer e do bem-estar”, diz Raquel. Quem tem sono de qualidade tem humor melhor, mais disposição e energia.

7. Não explorar o lado lúdico

Levar o sexo a sério demais pode ser um grande erro, segundo a terapeuta de casal Milena Franzano, do Rio de Janeiro (RJ). “É fundamental apostar no aspecto lúdico e se divertir mais na cama. Como? Usando roupas ou fantasias especiais, brincando de assumir outros papéis, experimentando brinquedos eróticos, investindo em outros cantos da casa... As possibilidades são múltiplas”, enumera.